Política

Justiça eleitoral de Costa Rica treina eleitores de mais 2 cidades

Os funcionários do Cartório da 38ª Zona Eleitoral de Costa Rica estão trabalhando para realização das eleições que acontecem no dia 03 de outubro próximo. De acordo com o chefe do Cartório, Ozair Maia Ribeiro os treinamentos para presidentes de sessão e 1º mesário aconteceram nos dias de 1º a 03 de setembro. A justiça […]

Arquivo Publicado em 09/09/2010, às 13h45

None

Os funcionários do Cartório da 38ª Zona Eleitoral de Costa Rica estão trabalhando para realização das eleições que acontecem no dia 03 de outubro próximo. De acordo com o chefe do Cartório, Ozair Maia Ribeiro os treinamentos para presidentes de sessão e 1º mesário aconteceram nos dias de 1º a 03 de setembro. A justiça eleitoral disponibilizou equipes do Cartório com cinco urnas em diversos pontos da cidade para que os eleitores aprendam a votar. De acordo com Ozari esse processo irá acontecer até a véspera da eleição.


O município de Costa Rica tem 12.582 eleitores aptos a votar. Já no Distrito de Paraíso das Águas, distante 120 km de Costa Rica, tem 3.360 eleitores que estão sob a responsabilidade do Cartório eleitoral de Costa Rica. O Município de Figueirão, distante cerca de 70 km de Costa Rica tem 2.173 eleitores que vão exercer o direito ao voto. Para votar o eleitor fica obrigado a apresentar o Titulo de Eleitor e um documento de identidade com foto.


Nesta eleição há dois candidatos ao senado, de acordo com Ozair as pessoas estão encontrando dificuldade para exercer o 2º voto, “a maior dificuldade do eleitor e de votar a segunda vez para senador”. As urnas estão disponíveis em diversos locais na cidade exatamente para sanar essas dificuldades, disse o chefe do Cartório.


No último dia 03 aconteceu na sede do Cartório o treinamento com os presidentes de sessão e 1º mesário. Esse treinamento segue no dia 08 às 10 horas na localidade de Pouso Alto e às 16 horas na escola Estadual Kendy Nakay no Distrito de Paraíso das Águas. O treinamento prossegue no dia 10 no Município de Figueirão às 10 horas na Escola estadual Arnaldo Estevão.


Costa Rica tem 40 sessões de votação, sendo uma no Distrito de Laje, que irá funcionar na Igreja Assembléia de Deus. O Município de Figueirão tem 08 sessões e o Distrito de Paraíso tem 10 sessões.

A justiça eleitoral disponibilizou oito técnicos de urna sendo: cinco técnicos de urna e três “satelital”, esse último é responsável pelo envio do resultado final de localidades distante onde não há internet, como as localidades conhecidas como Baús, Santa Tereza e Pouso Alto.


O juiz eleitoral responsável pelo andamento do processo eleitoral é Luiz Alberto de Moura Filho, titular da 1ª vara da comarca de Costa Rica. O Promotor eleitoral é Izonildo Gonçalves de Assunção Junior.

Jornal Midiamax