Não foi na Festa da Lingüiça de Maracaju, em maio; nem no registro de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral no início deste mês, que os dois principais candidatos ao governo de MS se encontraram. Para evitar a “saia justa” do encontro, eles inclusive mudaram agendas de campanha.

Agora, o esperado encontro entre os candidatos ao governo Zeca do PT e André Puccinelli (PMDB) pode acontecer no próximo dia 12, no debate promovido pela Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul).

A entidade promove o debate e os dois rivais políticos históricos do Estado já anunciaram que vão participar deste e demais debates. Na ocasião do registro de candidatura no TRE, Puccinelli inclusive afirmou que não vai fugir de nenhum debate, porém a assessoria do governador não confirmou se houve o recebimento do convite e se ele vai mesmo participar do evento.

Já Zeca do PT, que esteve hoje na entidade falando para 100 delegados da Federação, conhecido reduto político da esquerda e nicho eleitoral dos petistas, também confirmou presença, inclusive reafirmou o compromisso de estar em todos os debates políticos.

“Eu vou neste primeiro debate e em quantos outros debates forem promovidos, porque quero comparar projetos, comparar ações, comparar propostas com o atual governador. Não tenho medo de comparar governos não”, afirmou.

Apesar disso, o presidente da Fetems explica que a entidade não tem “lado político”. A decisão de promover o debate é uma tradição da entidade. Segundo a assessoria os debates já foram realizados em várias eleições e interessa principalmente para que os candidatos falem sobre as propostas de governo para a Educação. São 70 sindicatos municipais de trabalhadores na Educação reunidos na entidade.

O debate está previsto para acontecer no próximo dia 12/8, às 14h, no auditório da Fetems, que fica na Rua 26 de Agosto, 2296. Outro debate anunciado é o da TV Morena, que está previsto para acontecer no dia 28/9.