Pular para o conteúdo
Trânsito

Vai impedir alguém bêbado de dirigir? Saiba como tomar atitude segura

Tenente do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar deu dicas de como evitar tragédias no trânsito, como a de Mariana
Arquivo -

Logo após o acidente que terminou na morte da jovem Mariana Vitória Lima, de 19 anos, e na prisão do condutor, seu namorado Rafael Souza, também de 19 anos, uma das suspeitas iniciais recaía sobre uma possível briga entre o casal, onde ela teria tentado evitar que ele dirigisse embriagado, subindo no veículo. Com o avançar das investigações, ficou constatado – pela Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), e após audiência de custódia – que a morte ocorreu após uma “brincadeira” em que os dois subiram na parte dianteira do veículo, versão assumida pela defesa.

O caso dos jovens chamou a atenção do campo-grandense principalmente por misturar direção e álcool, já que o namorado de Mariana admitiu em depoimento à polícia que ele e a companheira beberam antes de dirigir. Em , policiais do BPMTran (Batalhão de Trânsito da Polícia Militar) registram, em média, de 15 a 20 ocorrências de motoristas dirigindo embriagados pelas ruas nos finais de semana.

A tenente Zélia da Conceição, a pedido do Jornal Midiamax, explicou o que pode ser feito para que tragédias como essa envolvendo Mariana sejam evitadas, uma vez que o casal estava em um aniversário de um primo do rapaz, consumindo bebida alcoólica, e assumiram o risco de dirigirem embriagados.

Tirar a chave do carro – a tenente explica que, se a pessoa que deseja assumir o controle da direção veicular for conhecida ou familiar, uma estratégia é tirar a chave do carro ou da motocicleta. “A pessoa que bebeu acha que está bem, mas o álcool afeta o sistema nervosos central e altera a percepção motora e sensória. Como no caso desses dois jovens, a bebida dá aquele euforismo, ainda mais se a pessoa tiver ingerido outras substâncias entorpecentes junto à bebida alcoólica”.

Oferecer carona ou chamar um motorista de aplicativo – Outra estratégia seria oferecer pagar uma corrida de carro por aplicativo, ou se a pessoa não estiver bebido também, oferecer carona. “Falar “eu te levo” ou “vai de ‘Uber’” é uma tentativa de salvar vidas. Assim como aquela pessoa que está bêbada, existem outras que estão circulando por aí, e às vezes até piores, apostando racha, principalmente de madrugada”, afirma a tenente.

“Cuidado com a blitz!” – Em certos casos, alertar para outros riscos que o motorista corre ao dirigir embriagado pode funcionar, caso ele não aceite de maneira amigável. Segundo a tenente, falar que ele pode ser parado por uma fiscalização da polícia de trânsito, faz com que ele repense assumir a direção. “Caso seja parado em alguma blitz e esteja embriagado, o motorista recebe uma notificação no valor de R$ 2934,70, de imediato tem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) recolhida, e depois é aberto um processo de suspensão onde ele pode ficar até 12 meses sem dirigir. Se for reincidente, a habilitação é cassada”, alerta.

O acidente

O casal estava junto há quatro meses. Eles foram à festa de um primo do jovem de carona. Após o evento, se dirigiram para a casa da vítima e saíram em um Toyota Etios para lanchar.

Como o estabelecimento estava fechado, eles decidiram ir para o apartamento do rapaz, no bairro Mata do Jacinto. O condutor deu duas versões diferentes sobre a colisão.

Na primeira, a jovem subiu no capô durante uma brincadeira. Na outra, ela tomou essa atitude para evitar que o rapaz dirigisse, por estar embriagado. À PMMS (Polícia Militar), ele declarou que os dois beberam vodca com energético na festa do amigo.

Em continuidade ao relato, o rapaz afirmou que estava na Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo, sentido Via Park, quando perdeu o controle do carro em uma curva.

E neste momento bateu o carro em uma árvore e depois de um poste parando cerca de 30 metros à frente. Ele ainda revelou que após o acidente, pegou a namorada, que estava desacordada, nos braços e a colocou no asfalto. O jovem diz que passou a acenar para motoristas que passavam no local pedindo por socorro.

Em seguida apareceu um carro de cor preta, e o condutor acionou o socorro. Mariana teve múltiplas fraturas, uma delas no pescoço e havia marcas de pneu na barriga do jovem. O primeiro registro na delegacia o autuou por feminicídio e embriaguez ao volante, já que o resultado do teste do bafômetro acusou 0,89 mg/l.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Nelsinho Trad Donald Trump

Nelsinho convoca reunião extraordinária para discutir ‘tarifaço’ de Trump

inocencia

Empresa abre vagas para obras e ‘construção pesada’ em Inocência

Homem é preso após atirar para o alto e resistir à abordagem policial em Dourados

Carmen

Homem matou namorada trans para não assumir relação, diz polícia

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

VÍDEO: Durante perseguição, PM apreende mais de 2 t de maconha em carros furtados

Últimas Notícias

Brasil

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Artista e professor morreu aos 88 anos, vítima de um câncer

Esportes

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Jogando com um Maracanã lotado, foi o Flamengo quem ditou o ritmo desde o apito inicial

Esportes

Operário empata com Uberlândia em casa e se complica na Série D

Operário ocupa a sétima posição na tabela e tem poucas chances de classificação

Polícia

Prestes a embarcar para SP, boliviana é presa com 30 quilos de skunk em rodoviária de Campo Grande

Jovem disse que pegou duas malas com drogas em Corumbá e receberia R$ 1 mil pela entrega em SP