De acordo com o setor de fiscalização de trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), 199 condutores foram autuados por estarem dirigindo bêbados em outubro. Desses, três testaram acima de 0,34 mg de álcool por litro de ar alveolar, por isso foram encaminhados à delegacia em flagrante de crime de trânsito.

Segundo os dados publicados pelo setor, neste período, foram aplicados 4.592 testes de alcoolemia durante operações de trânsito na Capital. O relatório final do mês de outubro também revela que 308 veículos foram recolhidos aos pátios credenciados por apresentarem irregularidades e 150 condutores foram atuados por dirigir sem possuir habilitação.

No Brasil, a tolerância de álcool para o condutor que assume a direção de veículo automotor, é zero. A multa é pesada, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode ser suspensa e o condutor pode acabar preso. O mesmo se aplica para o condutor que opta por recusar o teste de bafômetro quando parado pelo agente da autoridade de trânsito.

Feriadão

O número, que já parece assustador, entra novembro mais acentuado. Entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, o setor aplicou 853 testes de alcoolemia, sendo que 25 condutores foram autuados pelo mesmo motivo. Destes, um chegou a ser preso porque os níveis de álcool ultrapassaram os limites estipulados por lei.