Por dia, os agentes de trânsito de flagraram cerca de 76 motoristas utilizando o telefone celular enquanto dirigem. Foram 10.209 notificações até a última terça-feira (14) e, para que fique claro aos motoristas, a infração não é somente quando estão falando ao celular. Mexer, mandar WhatsApp e até ficar conferindo a hora podem render multa.

Para orientar os condutores, o Detran MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) realizou uma blitz educativa, nesta quarta-feira (15), em frente à universidade particular Unigran, na rua Abrão Julio Rahe.

De acordo com Ivar Custódio da Silva, agente de fiscalização de trânsito do Detran MS, a ação que ocorreu é educativa e não houve a aplicação de multas. De acordo com as contas dos agentes que participam da ação, por hora, cerca de dez motoristas foram flagrados usando o celular.

A utilização do celular no trânsito pode ser interpretada como infração gravíssima ou média pelo agente, como no caso de quem está ‘dando uma olhadinha’ e de quem está falando enquanto dirige. Porém, de acordo com regulamentação de 2016, a maioria dos casos são interpretados como falta gravíssima, com sete pontos na carteira e multa de R$ 239,47.

Por dia, 76 motoristas são flagrados usando o celular no trânsito de Campo Grande

Segundo a gestora de educação do Detran MS, Soraya de Araújo Almeida, durante a conscientização, os motoristas são orientados em estratégias para perderem o hábito de usar o celular no trânsito. Entre as dicas estão colocar o aparelho dentro da bolsa, no banco traseiro ou no porta-luvas.

Conforme o Detran MS, o uso do celular é a segunda maior causa de acidentes, sendo a primeira, o excesso de velocidade. As ações de conscientização começaram no mês passado com orientações sobre a velocidade e, no próximo mês, serão voltadas ao uso da cadeirinha para bebês.

Por dia, 76 motoristas são flagrados usando o celular no trânsito de Campo Grande

Para o bombeiro militar Magno Leite Mascarenhas, 39 anos, a ação é importante e também deve contemplar os motociclistas. “Essa é uma ação ótima, os acidentes aumentam, principalmente, em horário de pico. Acho bom orientarem também motociclista, pois eles colocam o celular no capacete e se distraem”, disse.