O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) iniciou nesta segunda-feira uma ação para conscientizar sobre o uso celulares ao volante. No primeiro semestre do ano foram computadas mais de 15 mil infrações pelo uso deste aparelho na condução de veículos.

As abordagens serão feitas no período da manhã e tarde, durante toda a semana, e terão início a partir das 9h, com duração de duas horas. No período da tarde, a saída das equipes está marcada para ter início às 14h com local ainda a ser informado.

O objetivo das blitzes é alertar sobre os riscos de dirigir e conversar ao telefone enquanto está na direção de um veículo.

Junto com a ação, os agentes de trânsito deverão alertar sobre as penalidades para este tipo de infração.No primeiro semestre de 2017 foram registradas 9.279 infrações por dirigir utilizando o telefone celular. No mesmo período deste ano foram registrados 15.776 casos.

Penalidades

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) no artigo art nº 252 dirigir utilizando fones nos ouvidos ou telefone celular em qualquer hipótese é infração gravíssima, com penalidade de multas.