Cadeiras, garrafas e capacetes. Esses simples objetos viraram ‘armas' nas mãos de um grupo durante uma confusão generalizada que aconteceu no último sábado (3), no bairro Caiobá, em . Um vídeo gravado por um morador revela as cenas de pancadaria. Os envolvidos se agridem com socos, chutes e usam o que encontram pela frente para atacar uns aos outros.

No vídeo enviado à equipe de reportagem do Jornal Midiamax, é possível ver que a confusão – que começa entre um casal – logo se espalha. Em poucos minutos, dezenas de pessoas passam a se agredir. As cenas de agressões são fortes.

Logo nos primeiros segundos, é possível ver quando uma mulher, de vestido vermelho, empurra um homem que está na esquina de um estabelecimento comercial. Ele reage com chute. A mulher volta e empurra uma outra, de vestido preto. O homem se aproxima e desfere um tapa na mulher de vermelho.

Em seguida, a imagem mostra que ela está caída ao chão. A mulher tenta se levantar e um rapaz, com moletom de capuz, a empurra. Um outro jovem, de blusa preta, intervém, mas a confusão continua e inflama todos ao redor.

O homem que, conforme as imagens, foi o primeiro a ser empurrado, ainda no início do vídeo, retorna com um capacete nas mãos e ataca o rapaz que tentou defender a mulher de vermelho, em um segundo momento.

Outras pessoas se envolvem e é possível ver que a situação fica ainda mais grave. Os envolvidos usam cadeiras, garrafas e capacetes para atingirem os adversários.

Um rapaz que está no meio da confusão, cai e é atingido por socos e chutes desferidos por outros cinco jovens. Nas imagens também é possível ver um homem desferindo cadeiradas no grupo, que se dispersa. Os envolvidos correm e a confusão continua poucos metros depois.

As cenas de horror foram gravadas e compartilhadas nas redes sociais. Apesar de toda selvageria, a polícia não foi acionada e os comerciantes locais garantem que a situação não é comum na região.

“Isso não é comum. Tem bastante policiamento. A segurança no bairro é boa. Mas como em todo bairro a polícia não pode estar presente o tempo todo e quando uma briga acontece, outros aproveitam pra participar”, explica.

Apesar de comerciantes defenderem que essas ações são isoladas, esta não é a primeira vez que o bairro é cenário para confusões. Em dezembro, na noite de Natal, uma festa na região terminou em tiroteio. Antes dos disparos, participantes foram flagrados em um vídeo exibindo armamento.

Operação Fiel Cumprimento

Depois da circulação do vídeo na internet, policiais do (Grupo Especializado de Repressão aos Crimes de Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros), da ( Especializada de Repressão ao Narcotráfico) e da Derf (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Roubos e Furtos) deflagraram a Operação “Fiel Cumprimento”.

A ação iniciou no dia 2 de janeiro. Os policiais cumpriram 2 mandados de prisão temporária, além de 8 mandados de busca e apreensão.

Um adolescente reconhecido nas imagens registradas na festa de Natal passou a ser investigado. Em meados de 2023, o garoto publicou a foto de um revólver e no último dia 29 de dezembro ele publicou: “Vou levar o meu fuzil para o campão do Caiobá”.

As publicações chamaram a atenção da Polícia e no último dia 10, a Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude) com apoio de policiais da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) cumpriram mandados de busca e apreensão contra o menino.

O adolescente foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos sobre os fatos. As investigações mostraram que o menor não tinha ligação com os armamentos e tiroteios na festa do Natal e ele foi liberado após prestar depoimento.

Segurança reforçada

Nessa segunda-feira (5), a Guarda Civil Metropolitana anunciou que vai intensificar as ações de segurança no Caiobá. Conforme as informações, equipes direcionadas à região farão ações 24 horas por tempo indeterminado.