A foi acionada pelos vizinhos da residência que flagraram a situação dos animais, vítimas de maus-tratos, no Colorado, em .

Segundo um dos vizinhos, o proprietário do imóvel mora em outra cidade, mas havia cedido a casa para uma mulher. A mulher saiu da residência há três semanas e abandonou os animais. 

Os vizinhos perceberam que nos fundos da casa havia um cachorro morto e na lateral da residência outro cachorro da cor preta estava bem debilitado, cheio de carrapatos, magro e aparentemente com problemas na coluna, além de toda a genitália machucada, em visível estado de putrefação. Devido ao estado, o cão não se locomovia.

À polícia, os vizinhos contaram que tentaram contato com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) por três semanas, como não conseguiram resolver a situação, acionaram a Polícia Militar.

A polícia chegou a entrar em contato com o CCZ. Não foi possível realizar perícia no local porque a moradora não estava presente e também não conseguiram contato com o vizinho que tem acesso à residência. 

Ninguém foi levado para a delegacia. O caso foi registrado como maus-tratos.