Deflagrada nesta quarta-feira (8), em Mato Grosso do Sul, a Operação Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste) mira criminosos beneficiados pelas “saidinhas” de presos no período que antecede o Dia das Mães e acontecem simultaneamente em sete estados. O foco está no combate aos crimes transfronteiriços e transnacionais, nas regiões de divisas e fronteiras.

As forças de segurança se reuniram nesta quarta-feira (8) pela manhã, em frente à Base Coronel PM Adib Massad em Dourados, para o início das ações de combate e enfrentamento ao crime, com a participação do DOF (Departamento de Operações de Fronteira).

O efetivo operacional conta com o apoio da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira); Polícia Civil, Polícia Militar; Polícia Penal; Choque; Bope; Canil do 3º Batalhão de Polícia Militar; PMR (Polícia Militar Rodoviária); e PMA (Polícia Militar Ambiental).

A operação, segundo nota divulga pelo DOF, está integrada entre as forças de segurança dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais.

Em MS, a ação é coordenada pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), através da Copi (Coordenadoria de Operações Integradas e Cooperação Interagências). O objetivo primordial da operação é combater a violência e crimes por meio do reforço do policiamento.

A Operação Cosud é uma resposta conjunta e coordenada das instituições policiais para mitigar potenciais ameaças à segurança pública durante um momento sensível do calendário penitenciário.

A integração entre as forças de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal dos Estados, aliada à participação do estado do Mato Grosso do Sul, visa assegurar uma abordagem eficaz e abrangente para prevenir e combater a ocorrência de crimes.