Alexandre Garcia foi condenado a 5 anos e 4 meses de prisão após esfaquear a ex-esposa na Vila Silvia Regina, em Campo Grande, em janeiro de 2023. O homem – que tentou tirar a própria vida após o crime -, foi julgado na 1ª Vara do Tribunal do Júri, na manhã desta terça-feira (9). 

Ele estava sendo acusado por tentado, com as qualificadoras de motivo torpe, vingança e emboscada. Entretanto, o Conselho de Sentença afastou a tentativa de feminicídio e o condenou pelo crime de lesão corporal dolosa em regime semiaberto.

Alexandre desferiu diversos golpes de faca contra a vítima após acusá-la de uma suposta e depois se esfaqueou no pescoço e abdômen. Durante o julgamento desta terça (9), ele optou por ficar em silêncio por orientação do advogado de defesa, Marcos Ivan.

O crime

Conforme a denúncia do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), Alexandre e a vítima estavam separados há 15 dias quando o crime ocorreu. O casal estava junto há 23 anos e tinha um relacionamento conturbado.

Na noite do dia 20 de janeiro do ano passado, o réu invadiu a casa da ex-esposa e se escondeu no sótão na espera da vítima. A mulher, por sua vez, chegou na residência e foi em direção ao banheiro, momento em que conseguiu visualizar o autor descendo a escada do sótão com a faca na mão.

A vítima correu para a sala, contudo, deparou-se com o já na porta da sala. O homem, então, afirmou que sabia sobre a traição, a qual a mulher respondeu que os dois poderiam apenas conversar sobre. O homem negou e foi para cima dela, esfaqueando-a diversas vezes. Os golpes atingiram tórax, abdômen, pernas, costas e braços.

A ex-companheira conseguiu deitar o corpo sob o do autor, a fim de impedir que os golpes fossem desferidos. O homem, então, passou a mordê-la.

Em determinado momento, Alexandre afirmou que se mataria por causa da vítima, e passou a se golpear no pescoço e abdômen. Os golpes aumentaram quando o autor escutou a motocicleta do filho do casal, que chegava à residência.

A vítima foi socorrida, encaminhada para UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e transferida para a Santa Casa, em decorrência dos ferimentos. Quanto ao homem, também foi levado para o hospital e preso em flagrante.