Pular para o conteúdo
Polícia

Operação contra furtos de fios de cobre mira ferros-velhos clandestinos em Campo Grande

Locais são apontados como principais receptadores dos materiais furtados; dois comerciantes foram presos esta semana
Aline Machado -
(Foto: Divulgação GCM)

Ferros-velhos clandestinos são os principais alvos das operações que visam o combate ao comércio ilegal de fios de cobre em . Esses estabelecimentos são apontados como principais receptadores, segundo levantamento da Sesdes (Secretaria Especial de Segurança Pública e Defesa Social). Na quinta-feira (8), dois comerciantes foram autuados e presos por receptação. Durante a ação que levou à prisão dos suspeitos, foi apreendida cerca de meia tonelada do material.

A ação foi realiza três dias após um homem morrer carbonizado após invadir subestação de energia para furtar fios. A estimativa é de que cerca de 20 furtos tenham sido computados apenas em 2024.

Para reforçar o combate a essa prática, a Guarda Civil Metropolitina em parceria com fiscais da Semadur (Secretaria Municipal de e Desenvolvimento Urbano), Vigilância Sanitária e com as Polícias Militar e Civil, devem reforçar as fiscalizações.

Na Guarda Civil Metropolitana, seis equipes de moto e outras de quatro de carro foram designadas às ações em toda a cidade e o trabalho será reforçado por regiões. Nesta semana, por exemplo, as ações foram intensificadas na região do Lagoa, como explica o secretário da Sesdes, Anderson Gonzaga.

“Intensificamos as ações. Destinamos guardas em todas as cidades e reforçamos áreas específicas. A casa semana iremos atuar fortemente em uma determinada região. Começamos com o Lago, onde autuamos e prendemos dois donos de ferros-velhos na quinta-feira”, afirma.

Além das esquipes de força de segurança, Semadur e Vigilância Sanitária, empresas de telefonia e da – concessionária responsável pela distribuição de Energia em Campo Grande – também participam das ações.

“As equipes de telefoni e de Energia participam porque são elas que fazem o reconhecimento do material. A maioria dos fios vendidos clandestinamente são de telefone e de luz
“, ressalta.

Na última ação, realizada ontem, o material apreendido totalizou 450 kg de cobre, além desse produtos, fios de alumínio também foram apreendidos. Os responsáveis foram multados e autuados em flagrante por receptação.

Operação Ferro-velho

A primeira fase da Operação Ferro-velho foi deflagrada no dia 1º de novembro de 2023. Na ocasião foram fiscalizados 4 estabelecimentos e apenas um funcionava de maneira regularizada. Os demais estavam sem alvará ou com alvará vencido.

Dias após a primeira operação, uma nova fiscalização foi realizada no dia 21 de novembro. Durante a ação, 4 pessoas foram presas e outras 36 empresas que faziam o comércio ilegal do produto foram notificadas.

Segundo levantamento realizado pela Sesdes (Secretaria Especial de Segurança Pública e Defesa Social), ao longo de 2023, 107 casos de furtos de fios de energia foram registrados em Campo Grande. Um dos principais motivos do furto de fios de cobre é a facilidade na venda do produto.

Multa e detenção

Uma lei aprovada em maio de 2022 exige comprovação de origem ou procedência na comercialização de cobre, alumínio e estanho em Campo Grande, apenas em outubro do ano passado, foi assinado o decreto para regulamentar as ações contra os furtos.

Conforme a regulamentação, o estabelecimento que comercializar o produto sem a comprovação da procedência ou origem, pode sofrer de R$ 10 mil, além da reclusão de 1 a 4 anos do responsável pelo estabelecimento e a cassação do alvará de atendimento do proprietário e sócio pelo período de 10 anos.

Foto: Divulgação GCM

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira