Ex-vereador que teve casa alvejada é preso pela PF em operação que investiga ‘grilagem’ de terras da União
Esta é a segunda vez em que o ex-parlamentar é preso em operações da Polícia Federal
Aline Machado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ademir César Mattoso, ex-vereador em Ponta Porã, cidade no sul do Estado, localizada a 346 quilômetros de Campo Grande, é um dos presos na Operação Res Publica, deflagrada na terça-feira (20), pela Polícia Federal, contra organização criminosa responsável por invadir, ocupar e vender terras públicas de propriedade da União.
Esta é a segunda vez que o ex-parlamentar é preso durante ações da Polícia Federal. Em março de 2023 ele foi preso durante a Operação Bárbaros deflagrada para reprimir crimes de invasão de terras da União, corrupção, advocacia administrativa, tráfico de influência, falsidade documental e estelionato envolvendo também assessores parlamentares e ex-vereador da Câmara.
Após a Operação Bárbaros, a Polícia Federal informou que os presos na operação eram investigados pelos crimes de fraude processual, desobediência e comunicação falsa de crime. Contudo, o ex-parlamentar ganhou liberdade provisória e foi solto após pagamento de fiança no valor de R$ 6,6 mil.
Em dezembro de 2023, Ademir teve a casa atingida por 19 disparos de arma de de fogo. Na ocasião, ele mencionou que o atentado pode ter sido provocado por algo que disse em depoimento durante a Operação Bárbaros.
Nessa terça-feira, o ex-vereador foi um dos presos na Operação Res Publica que cumpriu sete mandados de busca e apreensão, duas prisões preventivas, incluindo a de Ademir, além de outras medidas cautelares como o afastamento das atividades de servidor público.
Cerca de 32 policiais federais participaram da Operação Res Publica, cujo nome é uma expressão latina que significa “coisa do povo”, “coisa pública”.
Notícias mais lidas agora
- Morto em acidente entre caminhonete e carreta na MS-306 era gerente de fazendas
- Professor que chamou alunos de ‘pobres’ já teria assediado menina em troca de nota alta na prova
- VÍDEO: Motorista escapa de ser atingido por árvore em Campo Grande por 10 segundos
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
Últimas Notícias
TCE-MS pede informações sobre inscrições de servidores da prefeitura em seminário
Senacop 2024, realizado em Campo Grande, visa a qualificar pessoal sobre mudanças em licitações públicas. Tribunal quer informações como a relação de inscritos no evento
Ação comunitária no Itamaracá terá plantio de mudas e atendimento jurídico no sábado
Esta é a segunda edição da Ação Cidadania ECOmunitária com oferta de serviços gratuitos à população
Mecânico que matou jovem nas Moreninhas abandona plenário, mas é condenado a 19 anos de prisão
Victor Hugo Lima Brandão disse que iria acompanhar todo o julgamento por videoconferência, mas abandonou o plenário ao fim de seu interrogatório
Após 30 anos, homem que matou companheira em motel de Paranaíba é preso em MG
O inquérito policial aponta que o crime ocorreu em setembro de 1994
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.