Um homem, de 58 anos, morreu no início da tarde de domingo (21) engasgado durante um churrasco em Amambai, cidade a 351 km de Campo Grande. 

Segundo o boletim de ocorrência, a vítima estava com a família no Centro da cidade, fazendo um churrasco, quando se engasgou com um pedaço de carne.

Os familiares tentaram, mas não conseguiram socorrer o homem. Então, o Corpo de Bombeiros foi acionado.

Assim, a vítima foi encaminhada ao Hospital Regional, mas já chegou ao local sem vida.

O caso foi registrado como morte a esclarecer.

Manobra que pode salvar quem está engasgado

 A manobra de Heimlich é uma técnica que auxilia na desobstrução das vias respiratórias e pode salvar vidas. Aprenda como fazer.

O médico emergencista Rodrigo Quadros relata que risco de engasgo atinge desde o bebê ao idoso, com risco de sequelas e até levar ao óbito. Outro ponto é que a obstrução pode ser causada desde o leite a um pedaço de carne.

“Saber fazer a manobra é uma maneira de prevenção, até porque no pode causar sequelas e evoluir para morte. Não é só a população frágil, qualquer pessoa pode engasgar. O interessando que é a população seja mais esclarecida. O atendimento acaba ficando terceirizado e de responsabilidade no médico ou do profissional da saúde, mas nunca terá uma viatura a segundos do local. O ideal é que seja ensinado desde a escola”.