Dois homens, de 42 e 48 anos, foram presos em flagrante nesta terça-feira (26), no bairro Jardim Los Angeles, em Campo Grande, com uma motocicleta furtada. A dupla empurrava o veículo pela via e tentava ligá-lo. Eles respondem por .

Informações do boletim de ocorrência apontam que a dupla foi abordada porque apresentou nervosismo. Um dos suspeitos informou ter comprado a motocicleta por R$ 1,2 mil. O outro homem disse, apenas, que estava junto com o autor, pois trabalham juntos com reciclagem.

O catador de reciclagem que comprou a motocicleta relatou que não sabia que o veículo era produto de furto. Ele estava com o veículo há quatro dias. Na madrugada em que foi preso, empurrava a moto pela via porque tinha acabado a gasolina do automóvel.

O amigo, como de costume, pegaria carona com ele e por isso estavam juntos. Ele também negou saber que o veículo era produto de furto.

A autoridade policial arbitrou fiança de um salário mínimo, o equivalente a R$ 1.420, para ambos. A Defensoria Pública alega faltas de condições financeiras dos homens para arcar com a fiança e pede liberdade provisória.

Receptação

O crime de receptação está previsto no artigo 180 do Código Penal e ocorre quando alguém adquire, recebe, transporta ou, ainda, oculta produto de crime. A pena é de detenção de um mês a um ano e multa.

No site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), é possível consultar possíveis registros de furto ou roubo do veículo. Para não cair em receptação, é preciso ficar atento aos valores dos produtos adquiridos. Por exemplo, se é comprado por um valor bem abaixo do mercado ou sem nota fiscal, há uma possibilidade de ser fruto de crime.