Álvaro Banducci Júnior, professor e orientador de Danilo Cézar de Jesus, de 29 anos, assassinado em março de 2023, falou sobre o acadêmico na manhã desta quarta-feira (20), antes do julgamento de Railson de Melo, acusado do crime, em Campo Grande.

“Doce e prestativo”, disse o professor sobre Danilo. Álvaro falou sobre a importância do acadêmico em pesquisas, sendo que uma delas foi vencedora de prêmio. Ele ainda falou que quando Danilo foi assassinado estava no meio de outra pesquisa de acadêmicos de medicina brasileiros que estudavam em Pedro Juan Caballero.

A mãe de Danilo não quis falar com a imprensa.

Morte de Danilo

Imagens de câmeras de segurança mostram momentos depois ‘Maranhão’ andando sozinho sem a companhia de Danilo. Em outras imagens, tanto Danilo como o autor são vistos andando pelas ruas até desaparecem.

A vítima teve o celular roubado pelo suspeito, que foi localizado após o corpo da vítima ser encontrado no terreno baldio, três dias após o crime. Há linha de investigação no sentido de que ambos tenham seguido até o terreno para se relacionarem, quando houve a reação do autor, num possível arrependimento. Ainda serão ouvidas outras testemunhas do caso.

Quem era Danilo

Aluno do mestrado em Antropologia pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), bolsista CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), pesquisador da fronteira de Mato Grosso do Sul e um dos nomes que contribuiu para transformar o Banho de São João, em Corumbá e Ladário, como patrimônio imaterial nacional. Esta é apenas uma parte do currículo acadêmico de Danilo Cezar de Jesus dos Santos, jovem de 29 anos, que foi assassinado no dia 5 de março de 2023, em Campo Grande.

Danilo mobilizou no fim de semana uma rede de buscas entre amigos, parentes e colegas da universidade, que compartilhavam a foto do jovem e pedidos de ajuda para localizá-lo. O aluno de Mestrado sonhava com Doutorado e queria mudar a vida financeira da mãe empregada doméstica.