Em nota, a (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) informou que após identificar a presença de escabiose (sarna) e proliferação de furúnculo na Penitenciária de Dourados, foram tomadas providências imediatas, entre elas higienização e sanitização.

Foram ainda providenciadas aquisições de colchões para a troca dos que estão contaminados, além da implantação de uniformes nos internos.

Ainda segundo a agência, no presídio tem uma Unidade Básica de Saúde Prisional, com a equipe multidisciplinar que oferece medicamentos necessários. 

“Para o suporte na ação de combate à proliferação da contaminação, foi solicitado ainda apoio junto a órgãos ligados à execução penal, dentre eles, Ministério Público e Judiciário”, informou.

Surto

Cerca de 500 detentos que cumprem pena na PED foram infectados com sarna e furúnculo enquanto o presídio enfrenta surto das doenças. O presídio buscou auxílio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para ajudar nas medidas emergenciais.

Jefferson Faria, da Comissão de da OAB, visitou o local ainda na segunda-feira (8) para acompanhar a situação. “A situação é alarmante e demanda ação imediata. Estamos trabalhando em estreita colaboração com a direção da PED e os órgãos competentes para garantir que medidas efetivas sejam tomadas para conter essa situação de risco à saúde dos presos.”