Cerca de 500 detentos que cumprem pena na PED (Penitenciária Estadual de ) foram infectados com sarna e furúnculo enquanto o presídio enfrenta surto das doenças. O presídio buscou auxílio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para ajudar nas medidas emergenciais.

O Diretor da PED, Rangel Schveiger, solicitou a intervenção dos órgãos públicos vinculados à Saúde e Execução Penal, visando à provisão de medicamentos e outras ações necessárias para conter o avanço dessas doenças. Policiais Penais também ajudam com procedimentos para minimizar o contágio, conforme divulgou o portal Dourados Agora.

Jefferson Faria, da Comissão de da OAB, visitou o local ainda na segunda-feira (8) para acompanhar a situação. “A situação é alarmante e demanda ação imediata. Estamos trabalhando em estreita colaboração com a direção da PED e os órgãos competentes para garantir que medidas efetivas sejam tomadas para conter essa situação de risco à saúde dos presos.”

O presidente da OAB de Dourados, Ewerton Brito, também falou da importância de mobilizar as autoridades “Envidaremos juntos com as autoridades públicas para garantir que os detentos recebam a assistência médica adequada. É crucial que haja uma resposta rápida e eficaz para conter a propagação dessas doenças dentro da penitenciária”.