Nesta quinta-feira (26) seis pessoas foram detidas durante operação para identificar fraudes em medidores de energia de residências e comércios de Jardim, cidade a 233 km da Capital.

A ação foi realizada pela Delegacia Regional de Jardim com apoio da Energisa e da Unidade Regional de Perícias de Jardim, após investigações do Núcleo Regional de Inteligência com dados da concessória de energia elétrica.

Durante o levantamento foram constatadas divergências de informações sobre o consumo de energia em seis imóveis da cidade. Equipes policiais, peritos e de técnicos da Energisa foram aos locais para vistoria dos padrões de energia elétrica e encontraram as fraudes.

(Foto: Divulgação)

Os seis foram detidos e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia de Jardim para os procedimentos cabíveis. O furto de energia pode configurar os crimes dos artigo 155 e 171, ambos do Código Penal brasileiro.

Além do crime, os “gatos” podem causar acidentes fatais, sendo a segunda maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica. Eles sobrecarregam a rede elétrica e podem piorar a qualidade do serviço prestado, deixando o sistema mais suscetível a interrupções e oscilações de energia.