A PMA ( Ambiental) de , em apoio ao Exército Brasileiro, autuou pescadores em mais de R$ 11 mil reais no Rio na última sexta-feira (08). Na última sexta, a PMA de Jardim, em apoio a uma equipe da 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada que realizava um bloqueio em uma vicinal, efetuou a autuação de dois indivíduos que foram abordados, pela guarnição do Exército Brasileiro, com diversos exemplares de peixes frescos.

De acordo com a polícia, ao serem indagados, os homens relataram que os tinham pescado na região conhecida como Poço do Cabral no .

Durante as diligências, foram contabilizados e pesados 14 pescados, sendo 08 exemplares da espécie Dourado, 04 da espécie Curimbatá, 01 da espécie Piraputanga e 01 da espécie Cascudo, totalizando 20,445 kg. Vale ressaltar que a captura do Dourado ainda está proibida conforme preconiza a Lei Estadual nº 5.321, de 10 de janeiro de 2019.

Diante do fato, cada um dos pescadores foi autuado no valor de R$ 5.691,45 e ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Jardim para os devidos procedimentos legais referentes aos crimes ambientais cometidos.

Além disso, os pescados apreendidos, que se encontram próprios para o consumo, serão doados a instituições beneficentes/filantrópicas.

A Polícia Militar Ambiental ressalta que ainda nos encontramos no Período de Defeso, no qual a captura de qualquer exemplar está proibida até o dia 28 de fevereiro de 2024.