A PMA (Polícia Militar Ambiental) autuou um proprietário rural em R$ 5,7 mil por derrubada de árvores nativas ilegalmente em área de pastagem em sua propriedade. Em nas propriedades rurais do município de , policiais ambientais de autuaram o por derrubada de árvores nativas em sua propriedade, com uso de máquina de esteira, nesta quinta-feira (13).

A polícia localizou 19 árvores nativas de grande porte, em amontoados de leiras no local. O funcionário afirmou que a derrubada ocorrera durante uma limpeza da pastagem, pois a vegetação havia crescido muito, porém, o proprietário da fazenda teria e iria apresentar a autorização ambiental obrigatória para a derrubada das árvores de grande porte.

De acordo com a polícia, era realizada vistoria e medição da área de derrubada das árvores com uso de GPS, que perfez 2 hectares, bem como a cubagem da madeira, desde às 8h00, quando, por volta de 15h00, um funcionário levou uma Autorização Ambiental Eletrônica (AAE) do Imasul, a qual é emitida online, quando há apenas limpeza de pastagem sem corte de árvores e, mesmo assim, a emissão havia sido às 14h22 desta quinta, ou seja, depois da vistoria dos policiais. De qualquer forma, não seria licença válida, mesmo se anterior à vistoria, tendo em vista, que para o corte de árvores isoladas, a licença é de outra natureza e não é emitida online.

As atividades foram interditadas e a madeira das árvores que estavam amontoadas no local foi apreendida, até a possível regularização junto ao órgão ambiental. O infrator (26), domiciliado em Birigui (SP), foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 5.700,00. Ele também responderá por crime ambiental, que prevê pena de seis meses a um ano de detenção. O infrator foi notificado a apresentar um plano de regularização da atividade junto ao órgão ambiental estadual.