Pular para o conteúdo
Polícia

Condenado a 80 anos, mentor de roubo de aviões que fugiu da Máxima é capturado na Bolívia

Laudelino foi condenado a 80 anos de prisão por organização criminosa, roubo, homicídio, porte ilegal de armas, associação criminosa e tráfico de drogas
Mirian Machado -
Compartilhar
(Clave 300)

Laudelino Ferreira Vieira, de 44 anos, ‘Lino’, que fugiu do Presídio de Segurança Máxima em Campo Grande em junho de 2021, foi capturado na noite de segunda-feira (23) em Valle Sanchez, na Bolívia.

Ele foi preso após trabalho coordenado entre agentes da Divisão de Crime Organizado e da Polícia Federal do Brasil.

Laudelino foi condenado a 80 anos de prisão por organização criminosa, roubo, homicídio, porte ilegal de armas, associação criminosa e tráfico de drogas.

Membro do PCC, ele é apontado como mentor dos roubos de três aeronaves em setembro de 2021 em Aquidauana. Lino dava ordens para o restante da quadrilha por videochamadas, de um lugar ainda desconhecido. 

O ministro de Governo, Eduardo del Castilho, confirmou a captura. Durante interrogatório policial, o autor tentou esconder a identidade se passando por outra pessoa, mas depois acabou confessando a identidade.

Ele foi extraditado e entregue para as autoridades brasileiras. 

A polícia investiga que atividade ele exercia em Santa Cruz, onde ficou escondido. 

Fuga

Lino fugiu do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, a Máxima, em Campo Grande, na madrugada do dia 1º de junho de 2021.

Na época, a suspeita era de que uma funcionária do presídio teria ajudado na fuga e Lino saiu em um caminhão da cozinha.

Ficha criminal

‘Lino’ tem extensa ficha criminal e acabou preso em 12 de julho de 2010, na BR-262, em Terenos. Na época, ele era acusado de liderar uma quadrilha de roubo de carros e de ser o chefe do bando responsável pelo roubo de três aeronaves de uma empresa de táxi aéreo, em janeiro de 2004, em Corumbá.

Na ocasião, foi assassinado o piloto e empresário corumbaense Luiz Fernandes de Carvalho. A quadrilha liderada por Lino teria roubado 36 veículos num período de 18 meses, entre 2005 e 2006, apenas no lado brasileiro da fronteira de Corumbá com a Bolívia. No mesmo período, o bando foi apontado como responsável por 31 roubos de veículos em Arroyo Concépcion, Puerto Quijarro e Puerto Suárez.

Laudelino e outros dois envolvidos no roubo das aeronaves chegaram a ser presos pela Polícia da Bolívia com um dos aviões. No entanto, a justiça boliviana os liberou ainda no primeiro semestre de 2004. Foi então que eles passaram a agir na fronteira com Corumbá, roubando veículos em estradas que dão acesso aos assentamentos e dentro da Bolívia. A Polícia corumbaense chegou a espalhar cartazes com fotos do bando, mas não conseguiu prendê-los.

Lino ainda foi acusado de envolvimento no assassinato do cabo da Polícia Militar de Corumbá, Rudy Mendonça, 43, ocorrido em 19 de janeiro de 2006, na Estrada do Jacadigo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados