Foi preso na última terça-feira (16), homem acusado de estuprar um menino de 11 anos em um Caps (Centro de Assistência Psicossocial) de . O suspeito trabalhava com serviços de jardinagem em uma empresa terceirizada, que presta serviços para o Caps.

De acordo com a Depca (Delegacia Especializada de à e ao Adolescente), o menino teria sido estuprado quando foi levado ao Caps pelos avós, para uma consulta. O jardineiro teria atraído a vítima e passado as mãos nos órgãos genitais da criança.

Dois dias depois, o menino voltou ao Caps acompanhado do pai, para novo atendimento, quando viu o suspeito ficou bastante nervoso. A criança começou a xingar o homem e contou ao pai o que tinha acontecido.

Polícia Militar foi acionada, mas o suspeito fugiu. A partir das investigações, funcionários do Caps relataram que já tinham estranhado o comportamento do suspeito, que frequentemente era visto acompanhando crianças, inclusive saindo dos banheiros da instituição em situações suspeitas.

Funcionários já teriam chamado atenção do homem pelo comportamento. Foi feito pedido de preventiva do suspeito e uma equipe de investigadores da Depca passou a monitorar o homem. Com o mandado de prisão, ele foi localizado e detido quando chegava na empresa terceirizada, para acertar a rescisão trabalhista.

Interrogado, o homem negou ter praticado qualquer abuso. Ele ainda alegou que não manteve qualquer contato físico com as crianças que passam por atendimento no Caps e que fugiu ao ver a polícia por ter se assustado com as acusações.

As investigações policiais continuam, inclusive com apuração de outras vítimas que também podem ter sido molestadas sexualmente pelo suspeito.

Suspeito era funcionário terceirizado do Caps

Em nota no dia 3 de agosto, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) esclareceu que o servidor é funcionário de empresa terceirizada e presta serviço de limpeza, portanto não tem vínculo empregatício direto com a Secretaria. O afastamento imediato foi solicitado à empresa.

Confira a nota

“A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está ciente do ocorrido e está tomando todas as providências cabíveis. O acusado é funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço de limpeza, não tendo vínculo empregatício direto com a Secretaria.

Já foi solicitado à empresa o afastamento imediato e substituição do funcionário da unidade. A denúncia foi feita pelos próprios profissionais do CAPs, que identificaram a prática de abuso contra o paciente por parte do funcionário da empresa terceirizada, e os profissionais estão dando todo o apoio ao paciente e seus familiares.

A Sesau repudia todo e qualquer tipo de abuso e destaca que nos últimos anos houve ampliação das capacitações e adoção de protocolos para identificar e coibir este tipo de ocorrências no âmbito externo, além de promoção de ações e campanhas com o intuito de sensibilizar e mobilizar a comunidade para a denúncia de práticas de abuso e violência contra crianças e adolescentes. A Sesau reforça que irá acompanhar o andamento das investigações e condução do caso.”