A PMA (Polícia Militar Ambiental) autuou 26 infratores e aplicou R$ 633 mil em multas por incêndios e realizou orientação preventiva em 374 propriedades, percorrendo mais de 18 mil km na operação Prolepse em Mato Grosso do Sul.

De acordo com polícia, a chuva deu uma aliviada nos incêndios, mas os trabalhos da operação Prolepse de prevenção aos incêndios rurais e urbanos, lançada no dia 22 de março do ano de 2021 (Dia da Intencional da Água) pela Polícia Militar Ambiental não param. As atividades na operação Prolepse ocorrem todos os anos, de acordo com a PMA, seguindo objetivos e metas específicas e integradas com uso de tecnologias, orientação, informação, educação ambiental e, por último, repressão.

No ano passado foram visitadas 762 propriedades rurais e percorridos 35.000 km em estradas e rios para chegar às propriedades e em navegação. Em cada propriedade em que as pessoas são orientadas, elas recebem um folheto com informações preventivas aos incêndios, bem como há o preenchimento de um questionário contendo algumas questões e o fortalecimento do compromisso daquelas pessoas, em prevenir e não fazer uso do fogo.