PMA recolhe papagaios que eram mantidos em cativeiro
A mulher informou que recolheu os animais e os tratou
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A PMA (Polícia Militar Ambiental) recolhe dois papagaios que eram mantidos em cativeiro em chácara em Amambai, cidade a 351 quilômetros de Campo Grande.
Policiais ambientais recolheram no início da tarde de hoje (7), dois animais silvestres da espécie conhecida como papagaio verdadeiro (Amazona aestiva), que estavam em uma gaiola em uma residência em uma chácara, localizada a 15 km da cidade. Uma moradora (39) acionou a PMA, informando que encontrou as aves nos fundos de sua casa, ainda filhotes, há algum tempo, mas não sabia precisar quando.
A mulher informou que recolheu os animais e os tratou, até porque nem sabia tratar-se de crime recolhê-los e não avisar as autoridades, e nem era sua intenção aprisioná-los, mas apenas não ia deixá-los morrer. Ao tomar conhecimento, de que a PMA seria responsável por dar o destino adequado aos papagaios, acionou o órgão e realizou a entrega espontânea das aves, que foram recolhidas pelos Policiais e serão encaminhadas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande, onde ficarão até sua possível reintrodução na natureza.
A Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/12/2/1998), tanto na instância penal, como administrativa (multa ambiental), prevê que as autoridades podem deixar de aplicar as penas, em caso de devolução espontânea de animais silvestres que não constem da lista brasileira de espécies em extinção. A ideia da norma é que as pessoas, que por algum motivo se arrependam, ou que desconheciam a situação de crime ou infração administrativa, tenham uma forma de devolver o animal silvestre, pois o importante é que desistam deste hábito que alimenta o tráfico. Se a população desistir desse hábito de ter animais silvestres em cativeiro em casa, não haverá sentido os traficantes retirá-los da natureza.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
Últimas Notícias
Empresas de transporte intermunicipal têm até 20 de dezembro para renovar autorização
Conforme a Agems, empresas que não cumprirem os prazos ou os requisitos poderão ter suas operações suspensas
Perseguição na MS-162 termina com traficante preso e mais de 100 quilos de drogas apreendidos
Droga foi avaliada em mais de R$ 6 milhões
Polícia mata duas pessoas por dia em São Paulo, segundo dados do Ministério da Justiça
Registro deste ano já é o maior desde 2020, mesmo sem dados de novembro e dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.