Uma organização criminosa que usava empresas e ‘laranjas' para a aquisição de imóveis e carros de luxo como forma de ‘lavar' dinheiro de descaminho de produtos eletrônicos foi alvo da Polícia Federal, na ‘Operação Buena Vita' em , nesta quarta-feira (14). Uma pessoa acabou presa em durante cumprimentos de mandados no Estado.

São cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, sendo dois deles em empresas, nas cidades de e Guaíra, no Paraná. O nome do alvo preso pela PF não foi divulgado. A organização criminosa é especializada no descaminho de produtos eletrônicos, principalmente smartphones. A investigação começou após uma denúncia anônima ao Ministério Público Federal.

A denúncia relatava que os criminosos operavam no descaminho de produtos eletrônicos em larga escala na região. Foi descoberto que os investigados tinham um padrão de vida totalmente incompatível com a atividade formal declarada, que ostentavam suas atividades e ganhos nas redes sociais.

Além dos mandados expedidos também foi feito o bloqueio de bens em relação a cada um dos investigados até o limite de R$ 3.969.573. Cerca de 80 Policiais Federais, além de servidores da do Brasil participam da operação.

Também foi pedido o sequestro de todos os imóveis e veículos registrados em nome dos investigados, além de contas bancárias em todo o território nacional. Também foram objetos de tal medida assecuratória deferida judicialmente imóveis e veículos possivelmente em nome de “laranjas”.

Nome da operação

O nome da Operação Buena Vita faz referência ao padrão de vida dos integrantes da organização.