Uma estudante da UFGD (Universidade Federal da Grade ) procurou as para denunciar que foi vítima de estupro. O caso teria acontecido na última quarta-feira (18), quando os colegas se mobilizaram para pedir providência da instituição e também dos órgãos de segurança pública da cidade.

Segundo relatos da própria acadêmica, ela caminhava pela Quintino Bocaiúva em direção a Fadir (Faculdade de e Relações Internacionais), quando um homem em uma moto se aproximou e disse estar armado. Ameaçada, ela foi levada para os fundos de um terreno baldio onde viveu momentos de terror, sendo obrigada a tirar a roupa para e em seguida ser estuprada. 

“Ele dizia para eu não gritar e eu confirmava dizendo que não o faria. Ele mandou que eu deitasse no chão. Ele mandou que eu tirasse a calça e a calcinha”, diz o relato da acadêmica, que disse ter vivido momentos de terror.

a estudante também relata o constrangimento que envolve a situação por ela vivenciada até criar coragem para registrar a ocorrência. “Fiz exame de sangue. Fiz o corpo delito. Lembro de tirar a calça para colocar o roupão do e perceber que ela e o chão estavam sujos de terra. Sai do banheiro chorando e pedindo desculpas pela bagunça. Pedi para uma amiga notificar o ocorrido nos grupos das turmas. Quero que todos saibam o que aconteceu comigo. Não quero que ninguém passe pela mesma situação, nem nenhuma parecida”, conta a acadêmica.

Após a publicação dos relatos da estudante, foi realizada uma reunião envolvendo a comunidade acadêmica, coordenação da UFGD e o 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar) para discutir as medidas a serem tomadas com urgência visando garantir a segurança dos milhares de estudantes que frequentam a região onde também funcionam mais duas outras universidades.

Procurada para falar a respeito do caso, a reitoria da UFGD explicou, através da assessoria de comunicação, que “a vítima foi prontamente acolhida e teve os cuidados necessários orientados e acompanhados por professores da Fadir” e que todas as providências já estão sendo adotadas.