De loja de grife a salão de alto padrão: polícia vai a 35 alvos e flagra ‘gatos’ de energia
Um dos suspeitos, ao ver as equipes, fugiu do local; investigação diz que é a 3ª fraude por parte dele
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A Polícia Civil e a Energisa – concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica em 74 dos 79 municípios do estado – realizam ação conjunta, nesta sexta-feira (19), nos bairros Rita Vieira e Moreninha, região sul de Campo Grande. São ao todo 35 alvos, que praticam tanto fraudes simples, o famoso “gato” de energia, bem como fraudes mais sofisticadas, em que manipulam o medidor, por exemplo.
Conforme a investigação, os responsáveis são tanto proprietários de lojas bem como residências. Até o momento, uma pessoa foi levada para a delegacia para prestar esclarecimentos e deve responder pelos crimes de fraude de energia a estelionato, conforme afirmou ao Jornal Midiamax a delegada Anne Karine Trevisan, titular da 4ª delegacia de polícia.
“Nós vistoriamos 4 locais até o momento e, em todos eles, a fraude e o estelionato foram constatados. Tivemos desde dono de salão de alto padrão, a dono de conveniência e também dono de loja de grife, como filial no bairro e também em um shopping da cidade. No caso do proprietário de um açougue, ao ver a chegada da equipe da Energisa, ele fugiu do local”, explicou Trevisan.
A pessoa levada para a delegacia, que não teve a identidade revelada, negou o crime. De acordo com a ação conjunta, a fraude foi constatada e esta seria a terceira vez que técnicos “viram as costas” e ele volta a furtar energia.
A maioria dos alvos, conforme a Energisa, estão sendo investigados desde agosto. Um deles cometeu ao menos R$ 5 mil de desvios e agora toda a fraude será apurada.
Choque de Luz
A Operação Choque de Luz diz que já vistoriou 4 pontos suspeitos e constatou 3 crimes de estelionato e um furto de energia. Esses clientes foram autuados administrativamente mediante imposição de multa e pagamento da energia consumida durante o período da fraude, além de responderem criminalmente pelos delitos perpetrados.
Ao todo, 12 equipes da Energisa participam da operação que acontecerá durante todo dia, cujas inspeções ocorrem com base em informações do Centro de Inteligência de Combate a Perdas que monitora constantemente o comportamento de consumo dos clientes, em cumprimento a obrigação regulatória determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Vale lembrar que para denunciar casos de furto de energia, o cliente pode entrar em contato pelo Canal de Atendimento – Call Center 24 horas: 0800 722 7272, pelo aplicativo Energisa ON e pelas Redes Sociais. Diariamente a empresa recebe cerca de 350 denúncias de irregularidade, o que mostra que a sociedade não aceita mais essa prática.
A pena para o furto de energia varia de 2 a 8 anos de reclusão, além de multa. Já o estelionato tem pena que pode chegar a 5 anos.
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