Bandidos se passam por funcionários da Caixa e furtam R$ 143,4 mil de idosa

Foram 13 transferências. Idosa acreditava que estava estornando transações com ajuda do banco

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Imagem ilustrativa – Foto: Henrique Arakaki/Midiamax

Uma mulher de 71 anos foi vítima de bandidos que se passaram por funcionários da Caixa Econômica Federal e conseguiram subtrair da idosa mais de R$ 140 mil, com o golpe da compra e PIX falsos em Campo Grande.

À polícia, a idosa contou que na sexta-feira (16) recebeu diversas ligações de um número cujo indivíduo se apresentou como funcionário do banco e questionou se a vítima havia comprado um televisão do tipo smart. Diante da negativa, os bandidos passaram a ligação para o setor de “segurança” do banco onde informaram quais procedimentos para o estorno dos valores.

Em seguida a ligação foi transferida para o “setor de crimes cibernéticos”, onde informaram que o celular da vítima estava com um vírus e gerava uma “tela fake”. Depois foi encaminhada para falar com o “perito” que disse à idosa que havia sido gerado vários PIXs agendados e que eles deveriam ser estornados.

Momentos depois, por meio de mensagens no Whatsapp uma pessoa passava orientação de como fazer para gerar o setor dos agendamentos, passando a chave PIX para pagamento. Segundo a idosa, foram 13 transferências, sendo 11 PIX e 2 TED, totalizando um prejuízo total de R$ 143.484,00.

Os golpistas ainda orientaram a mulher a deixar o celular desligado durante toda a noite para ser possível o rastreamento dos meliantes, e que as transações seriam confidenciais, e não era para comunicar nem aos familiares, pois muitas vezes são os próprios familiares que estariam lhe roubando e acabariam por colocar em “risco as investigações”.

O caso foi registrado como fraude eletrônica na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário).

Atualização

Por meio de nota, a Caixa Econômica Federal informou que “não realiza contato telefônico com os seus clientes para solicitar dados de acesso às contas ou download de aplicativos”. Neste sentido, a instituição reforçou os principais cuidados que devem ser observados:

  • A senha é pessoal e intransferível, não devendo ser divulgada a terceiros;
  • Utilize exclusivamente os canais oficiais do banco para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, login de usuário e senha;
  • Não forneça a terceiros senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas;
  • Desconfie de SMS, e-mail ou qualquer forma de comunicação dizendo ser de seu banco, mas que seja de número celular comum e contenha erros de escrita;
  • Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário;
  • Utilize sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados;
  • A CAIXA jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual;
  • A CAIXA não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares).

(Atualizada às 13h35 em 20/12/22 para acréscimo de informação

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