Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão e de contra organização criminosa na ‘Operação Expurgo', um dos alvos morreu em troca de com a polícia. Foram cumpridos 51 mandados na manhã desta terça-feira (18), em , a 192 quilômetros de .

Foram 26 mandados de prisão preventiva e 25 mandados de busca e apreensão. Foi ainda cumprido um mandado de sequestro de imóvel, oriundo do crime de lavagem de dinheiro, avaliado em 350 mil. Também foram realizadas buscas nas celas nos presídios de Campo Grande e Três Lagoas.

Os principais membros estavam nos presídios. Foi requerida também a transferência dos integrantes para a penitenciária de Segurança Máxima.

Ao todo, a ação contou com a participação de dois promotores de justiça, 94 policiais civis, 11 policiais penais, 27 viaturas e apoio aéreo de helicóptero. Desde as 5 horas da manhã, policiais estão cumprindo os mandados na cidade.

A movimentação acabou assustando alguns moradores de Água Clara, que tem pouco mais de 14 mil habitantes.

A investigação

A investigação começou no fim de 2021, quando se apurou que o tráfico de drogas no município de Água Clara encontrava-se organizado e sob o comando de uma facção criminosa que comanda os presídios do Estado. A maioria dos traficantes da cidade integrava a referida organização, revendendo com exclusividade os entorpecentes fornecidos por ela. 

Prisões e apreensões

Foram 26 prisões, sendo três adolescentes apreendidos. Também foram apreendidos mais de 23 quilos de maconha, cocaína e crack. E a polícia encontrou R$ 20.722,00.

Houve apreensão de carros, motocicletas, celulares e munições. O valor aproximado do prejuízo gerado à organização criminosa é de R$ 600 mil.