Servidor que ‘liberava’ CNHs vencidas é alvo de inquérito por improbidade administrativa
Ele foi alvo da Operação Dedo Podre, deflagrada pela Polícia Civil de Dracena
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) abriu inquérito civil para apurar supostos atos de improbidade administrativa, praticados por Ailton Vargas Rodrigues, então gerente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Selvíria, acusado de receber propina para “liberar” CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação) irregulares.
O servidor foi alvo da Operação Dedo Podre, deflagrada pela Polícia Civil de Dracena em 2019, e chegou a ser preso. Além dele, também foram presos dois irmãos proprietários de um escritório despachante em Ilha Solteira (SP) e um empresário de recursos de multas de trânsito de Dracena. Ao todo, foram 191 pessoas investigadas por envolvimento com a organização criminosa.
As informações da polícia eram de que o grupo inseriu dados falsos na transferência de pontos e renovação de carteiras de habilitação, cometendo crimes de corrupção e falsidade ideológica. Motoristas de São Paulo transferiram os pontos em suas CNHs para Mato Grosso do Sul, a fim de evitar penalidades administrativas por conta de infrações de trânsito praticadas.
Orientados pelo grupo, os motoristas apresentavam endereços falsos para facilitar o esquema. O empresário de Dracena cooptava os clientes com penalidades nas CNHs e, após recebimento de propina, repassava os dados para os despachantes em Ilha Solteira. Estes, em seguida, pegavam o dinheiro e os dados dos clientes e repassavam para o Detran de Selvíria.
O servidor sul-mato-grossense, por sua vez, fazia vistas grossas às penalidades e inseria dados falsos no sistema do Detran, isentando os motoristas das penalidades em uma nova transferência para o estado de São Paulo. A suspeita é de que eles tenham movimentado aproximadamente R$ 200 mil.
Neste sentido, além da investigação policial, Ailton também foi alvo de procedimento administrativo do Detran, que constatou as irregularidades e encaminhou relatório ao MPMS. Assim, a 7ª Promotoria de Justiça de Três Lagoas instaurou o inquérito civil para apurar as responsabilidades do servidor, para que além da esfera criminal, ele também responda na esfera cível por atos de improbidade administrativa.
Notícias mais lidas agora
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
- Dívida de drogas teria motivado assassinato de ‘Pinguim’ em confraternização, segundo amigos
- Adolescente morre na Santa Casa dois dias após bater na traseira de carreta na BR-262
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
Últimas Notícias
Homem morre após sofrer descarga elétrica e queda quando realizava serviço na Capital
Vítima estava internada desde ontem (23), quando ocorreu o acidente
Emoção até o final da rodada! Mais três times da Série B garantem vaga no Brasileirão 2025
Santos, Mirassol, Sport e Ceará conquistaram vaga e farão parte da elite do futebol brasileiro
Funcionário de Condomínio sofre marteladas na cabeça por causa de demora na abertura do portão
Morador ficou irritado e acertou dois golpes de martelo na cabeça da vítima
Leila é reeleita presidente do Palmeiras e continua no comando do clube por mais três anos
Leila Pereira foi reeleita Presidente do Palmeiras, em São Paulo, na tarde deste domingo (24), e segue no comando do clube. A atual presidente do alvi-verde superou Savério Orlandi, que era único candidato da oposição. Conforme apuração dos números divulgados pelo Uol, a eleição terminou com 2.295 a 858 para a “Chapa 100 – Palmeiras…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.