Pular para o conteúdo
Polícia

Chacareiro é preso por deixar cachorros amarrados em plantação de banana em Campo Grande

Chacareiro, de 34 anos, foi preso em flagrante nesta segunda-feira (22) no Residencial Betaville após a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) receber denúncia de que ele maltratava sete cachorros. Um dos animais estava com larvas de mosca nos olhos e nenhum tinha proteção contra chuva, sol quente […]
Arquivo -

Chacareiro, de 34 anos, foi preso em flagrante nesta segunda-feira (22) no Residencial Betaville após a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) receber de que ele maltratava sete cachorros. Um dos animais estava com de mosca nos olhos e nenhum tinha proteção contra , sol quente e vento.

Os policiais encontraram três cães da raça boxer, sendo um macho e duas fêmeas, também de propriedade do homem, em um terreno a 100 metros da chácara dele. Em sua residência estavam mais quatro cães vira-latas, três fêmeas e um macho. O terreno tinha dois depósitos de sucata e duas residências.

Conforme o registro policial, todos estavam amarrados em correntes curtas, sem água e comida. A vira-lata de nome ‘Torta’ estava em um depósito de sucata e sua vasilha com água exposta ao sol. Outros três, ‘Gaia’, ‘Grilo’ e ‘Belinha’, foram amarrados a uma plantação de banana, também com correntes que impediam a movimentação deles.

O homem alegou que colocou sucatas para que os cães se protegessem do sol, uma delas, máquina de lavar enferrujada. ‘Gaia’ estava em um “abrigo” feito com madeira, pallets e ferragens.

Chacareiro é preso por deixar cachorros amarrados em plantação de banana em Campo Grande
4 animais estavam amarrados em plantação de banana. (Foto: Divulgação/ Decat)

Os investigadores concluíram que, além da indisponibilidade de condições mínimas para sobrevivência dos cachorros, o local não tinha piso, nem assoalho ou tapete, o que os colocava em risco maior caso acontecesse uma possível chuva. Além de estarem sem coberturas adequadas, ficariam expostos a ambientes úmidos.

Os cães foram avaliados por equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), e resgatados. Já o autor, foi preso por maus tratos a animais e encaminhado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol.

Decat em Ação

O Programa da delegacia, Decat em Ação, oferece um novo lar à animais resgatados em situação de maus tratos. Após serem examinados e tratados por profissionais capacitados – que incluem médicos veterinários, zootecnistas, agentes de saúde e outros – os animais irão para lares voluntários até encontrarem novos donos, e não para o CCZ.

No programa, a adoção é realizada somente após uma série de etapas, para garantir a segurança do animal com a nova família. É checado se a pessoa interessada em algum deles tem antecedentes criminais, verificada renda e feito um monitoramento, que pode ser quinzenal ou mensal, após o pet ir para o lar adotivo.

Pena e denúncias

Decat recebe denúncias através do e-mail ([email protected]), que pode ser enviado já com as imagens anexadas. O telefone da delegacia é o (67) 3325-2567.

A pena para maus tratos a animais de, no máximo, um ano e quatro meses mudou graças a Lei 14.064/2020, para a pena de dois a cinco anos. A medida visa desestimular maus-tratos e impedir a comutação da pena, que é possível caso a condenação não ultrapasse quatro anos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Mega-Sena

Mega-Sena sorteia R$ 3,5 milhões nesta quinta-feira; saiba como apostar

VÍDEO: Homem é preso em Campo Grande 14 anos após assassinato em Dourados

Ninguém escapa: criminosos furtam celulares de macacos de escultura no Rio de Janeiro

Câmara de Dourados abre ponto de coleta de arrecadação de rações de cães e gatos

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Polinização animal contribui com 13,1% do valor da produção agrícola de MS

Últimas Notícias

Polícia

Moradores de MS são presos com mais de 110 tabletes de maconha

Casal foi interceptado pela polícia em Santa Fé do Sul, em São Paulo, e confessaram o crime

Cotidiano

Fumacê amplia o combate à dengue em três bairros de Campo Grande; confira o itinerário

Para garantir a eficácia do fumacê, é necessário manter as portas e janelas abertas

Brasil

PF faz operação contra fraudes em benefícios pagos pelo INSS

Objetivo é burlar pagamento de Benefício de Prestação Continuada

Política

‘O povo não votou no Moraes’, diz Rodolfo Nogueira sobre STF reestabelecer decreto do IOF

"Ele não foi eleito para redigir e aprovar leis, tem que respeitar a maioria do Senado e na Câmara”, afirmou o parlamentar