Continuam suspensas as visitas aos estabelecimentos penais de regime fechado, semiaberto, aberto e casa do albergado de até 31 de julho. Portaria da (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) sobre o assunto está no Diário Oficial desta sexta-feira (16).

Também entram na restrição atividades de assistência religiosa e ações das instituições cadastradas na Agepen. “Visando à proteção dos servidores, custodiados e dos visitantes, definindo o retorno das visitas presenciais e atividades citadas, de forma gradativa, para o dia 1º de agosto”.

São levadas em consideração a necessidade de adotar medidas de prevenção, diante do número de pessoas infectadas pelo coronavírus no Estado, além da vulnerabilidade da população carcerária ‘quanto às características arquitetônicas das unidades prisionais e pelo baixo índice de vacinação'.

Ainda, o índice de ocupação de leitos especializados no tratamento da Covid-19 e os dados do boletim epidemiológico. Apesar das considerações, Mato Grosso do Sul começa a baixar os níveis considerados críticos até poucas semanas atrás.