Testagem em massa constata 41 presos com coronavírus em Rio Brilhante
Durante testagem em massa realizada entre quinta-feira (16) e esta sexta-feira (17), a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) constatou 41 presos com coronavírus (Covid-19) no presídio masculino de Rio Brilhante, a 158 quilômetros de Campo Grande. A medida foi adotada após descoberta dos primeiros casos positivos e a meta é de que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Durante testagem em massa realizada entre quinta-feira (16) e esta sexta-feira (17), a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) constatou 41 presos com coronavírus (Covid-19) no presídio masculino de Rio Brilhante, a 158 quilômetros de Campo Grande. A medida foi adotada após descoberta dos primeiros casos positivos e a meta é de que todos os 288 custodiados sejam examinados.
Em nota, a Agepen afirmou que a suspeita é de que a doença tenha sido adquirida durante atendimento de saúde fora do presídio. “Dois servidores também testaram positivo e já estão afastados. A aplicação dos testes deverá prosseguir pelos próximos dias, de acordo com as possibilidades da Secretaria Municipal de Saúde”, diz a agência.
Ao todo somam-se 69 casos entre a massa carcerária de Mato Grosso do Sul. Além destes 41, outros 21 foram constatados na unidade feminina de Rio Brilhante, seis na Unidade Penal Ricardo Brandão, em Ponta Porã, e um no Instituto Penal de Campo Grande; nessas últimas duas unidades os casos foram de internos novos que provavelmente chegaram na unidade com a doença.
Conforme acompanhamento, não há nenhum caso grave ou necessidade de internação entre os constatados; também não houve registro de óbitos. As famílias de todos os casos constatados devem ser informadas. “Tomamos uma série de cuidados e continuaremos trabalhando com afinco neste sentido”, disse o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves.
“Desde o início da pandemia, várias medidas têm sido adotadas com uso constante de máscaras pelos policiais penais, além de fornecimento de máscaras ao internos. Também é realizada desinfecção constante do ambiente, são disponibilizados materiais para higienização das mãos; além das visitas estarem suspensas desde março, assim como nos demais presídios do Estado, entre outros procedimentos. Este mês unidade penal também recebeu reforço na proteção dos servidores com a doação de “face shields” protetores faciais da Rede CoronaVidas”, pontua a Agepen.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.