A Polícia Civil cumpre mandados no Presídio de Segurança de , na deflagração da Operação Praetorium Minati, contra a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). A operação cumpre mandados no e Mato Grosso, nesta segunda-feira (3).

Ao todo são cumpridos 29 mandados, sendo que é uma das cidades alvos da operação, que teve início após a descoberta de um plano para assassinar juízes de Palmas, no Tocantins. Equipes do estão na Máxima, nesta segunda (3).

Vários detentos da facção criminosa serão transferidos nesta segunda (3) para o novo presídio de Campo Grande. Parte dos transferidos são alvos da operação e outros seriam detentos que correm risco de morte. Um helicóptero do Cope, da polícia penal dos agentes penitenciários é usado na operação.

Operação

No dia 16 de janeiro de 2018, foi descoberto uma carta que foi redigida e que depois teria sido transcrita dois dias depois por membros da facção. A carta foi encontrada no Pavilhão B da Casa de Prisão Provisória de Palmas em 18 de janeiro de 2018. “O conteúdo do texto ora profere citações bíblicas com teor distorcido, ora ressalta que o autor precisa sair da unidade prisional a fim de que faça, segundo suas palavras, uma ‘união’ entre as facções”, explicou o delegado Eduardo Menezes ao site Portal Benício. No texto existe uma a um juiz de Palmas.

Novo presídio

O novo presídio foi inaugurado no dia 26 de janeiro deste ano, com uma estrutura de 101 celas construídas com material resistente a escavações dificultando fugas de detentos, o novo presídio de segurança Máxima da Gameleira, fica a 100 metros do presídio semiaberto, na zona rural da cidade.

Operação Praetorium Minati cumpre mandados contra PCC na Máxima