Coronavírus: 116 presos e servidores foram infectados em presídios de MS
O sistema prisional em Mato Grosso do Sul já registrou 116 casos de infectados pelo coronavírus, entre servidores e internos, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (20). Os números serão divulgados diariamente em boletim elaborado pela Agepen-MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul). De acordo com os números, até esta […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O sistema prisional em Mato Grosso do Sul já registrou 116 casos de infectados pelo coronavírus, entre servidores e internos, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (20). Os números serão divulgados diariamente em boletim elaborado pela Agepen-MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul).
De acordo com os números, até esta segunda são 79 internos do regime fechado, semi-aberto e aberto infectados. Destes, três já se recuperaram e 76 fazem tratamento.
Entre os servidores do sistema prisional, 28 foram confirmados, sendo que 20 já se recuperaram da doença e oito ainda passam por tratamento.
Conforme a pasta, dos 17,3 mil presos no Estado, 1,8 mil são monitorados com tornozeleira eletrônica. Dos monitorados, nove foram contaminados, sendo dois já recuperados e sete em tratamento. A Agepen-MS ainda monitora nove casos e não registrou óbitos pela doença.
Os presos que são confirmados com a doença são isolados e recebem tratamento necessário na unidade. Imediatamente, a família do preso é avisada e, de acordo com a Agepen, recebem informações constantes sobre a recuperação desses internos. No caso dos servidores, são afastados imediatamente das funções, até que se recuperem.
Boletim atualizado
Os dados sobre a situação nos presídios começaram a serem divulgados nesta segunda-feira (20), pelo Comitê de Gestão e Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à Covid-19 da Agepen.
Segundo o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a medida tem por objetivo proporcionar transparência ao assunto e evitar que informações equivocadas sejam disseminadas.
Diretores das unidades prisionais e servidores por eles designados estão responsáveis por abastecer os dados diariamente no Sistema de Informações Penitenciárias (Siapen), que gera um relatório, elaborado pela equipe de servidores que administra o Siapen.
Esse acompanhamento já vem sendo feito há algum tempo e agora, com dados consolidados, será disponibilizado no site da Agepen um fluxograma com a compilação das informações dos casos positivos (em tratamento e já curados) sendo separados por custodiados, monitorados por tornozeleira eletrônica e servidores.
Os boletins serão divulgados todas as manhãs dos dias úteis com informações referentes ao fechamento do dia anterior. Apenas nas segundas-feiras serão divulgados dados da sexta-feira anterior.
De acordo com a Agepen, desde o início da pandemia, várias medidas têm sido adotadas com uso constante de Equipamentos de Proteção Individual pelos policiais penais, além de fornecimento de máscaras aos internos. Também é realizada a desinfecção constante do ambiente e são disponibilizados materiais para higienização das mãos; além das visitas estarem suspensas desde março, assim como nos demais presídios do Estado, entre outros procedimentos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.