Coronavírus: 116 presos e servidores foram infectados em presídios de MS

O sistema prisional em Mato Grosso do Sul já registrou 116 casos de infectados pelo coronavírus, entre servidores e internos, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (20). Os números serão divulgados diariamente em boletim elaborado pela Agepen-MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul). De acordo com os números, até esta […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O sistema prisional em Mato Grosso do Sul já registrou 116 casos de infectados pelo coronavírus, entre servidores e internos, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (20). Os números serão divulgados diariamente em boletim elaborado pela Agepen-MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul).

De acordo com os números, até esta segunda são 79 internos do regime fechado, semi-aberto e aberto infectados. Destes, três já se recuperaram e 76 fazem tratamento.

Entre os servidores do sistema prisional, 28 foram confirmados, sendo que 20 já se recuperaram da doença e oito ainda passam por tratamento.

Conforme a pasta, dos 17,3 mil presos no Estado, 1,8 mil são monitorados com tornozeleira eletrônica. Dos monitorados, nove foram contaminados, sendo dois já recuperados e sete em tratamento. A Agepen-MS ainda monitora nove casos e não registrou óbitos pela doença.

Os presos que são confirmados com a doença são isolados e recebem tratamento necessário na unidade. Imediatamente, a família do preso é avisada e, de acordo com a Agepen, recebem informações constantes sobre a recuperação desses internos. No caso dos servidores, são afastados imediatamente das funções, até que se recuperem.

Boletim atualizado

Os dados sobre a situação nos presídios começaram a serem divulgados nesta segunda-feira (20), pelo Comitê de Gestão e Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à Covid-19 da Agepen.

Segundo o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a medida tem por objetivo proporcionar transparência ao assunto e evitar que informações equivocadas sejam disseminadas.

Diretores das unidades prisionais e servidores por eles designados estão responsáveis por abastecer os dados diariamente no Sistema de Informações Penitenciárias (Siapen), que gera um relatório, elaborado pela equipe de servidores que administra o Siapen.

Esse acompanhamento já vem sendo feito há algum tempo e agora, com dados consolidados, será disponibilizado no site da Agepen um fluxograma com a compilação das informações dos casos positivos (em tratamento e já curados) sendo separados por custodiados, monitorados por tornozeleira eletrônica e servidores.

Os boletins serão divulgados todas as manhãs dos dias úteis com informações referentes ao fechamento do dia anterior. Apenas nas segundas-feiras serão divulgados dados da sexta-feira anterior.

De acordo com a Agepen, desde o início da pandemia, várias medidas têm sido adotadas com uso constante de Equipamentos de Proteção Individual pelos policiais penais, além de fornecimento de máscaras aos internos. Também é realizada a desinfecção constante do ambiente e são disponibilizados materiais para higienização das mãos; além das visitas estarem suspensas desde março, assim como nos demais presídios do Estado, entre outros procedimentos.

Conteúdos relacionados

falso restaurante golpe voucher