Pular para o conteúdo
Polícia

Contratação urgente de médicos-legistas não supre carência de efetivo, diz sindicato

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul publicou nesta quinta-feira abertura de processo seletivo simplificado para contratação de médicos-legistas. No entanto, a medida não agradou ao Sinpof/MS (Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses do Estado de Mato Grosso do Sul) que considera o processo um tampão que não ajuda a reduzir a precariedade do […]
Arquivo -
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O Governo do Estado de publicou nesta quinta-feira abertura de processo seletivo simplificado para contratação de médicos-legistas. No entanto, a medida não agradou ao Sinpof/MS (Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses do Estado de Mato Grosso do Sul) que considera o processo um tampão que não ajuda a reduzir a precariedade do setor. A carência de efetivo não será suprida com a contratação “imediata” de profissionais se experiência, afirma a entidade.

Em nota assinada pelo presidente Saule Viganó Neto, o Sinpof repudiou o ato chancelado pelo secretário estadual de Justiça e (Sejusp) Antônio Carlos Videira, e pelo secretário de Administração e Desburocratização (SAD) Soler. “Em razão da crônica carência de Peritos Oficiais no Estado, as autoridades editaram o processo seletivo simplificado visando a contratação temporária de profissionais para atuarem como Médicos-Legistas”.

Segundo o sindicato, a atividade pericial demanda capacitação constante e sua boa prática depende de dedicação do profissional Perito Oficial. “Não se trata, portanto, de mera prestação de serviço efetuado por processo seletivo simplificado, mas de ato administrativo de prerrogativa exclusiva do Estado que gera efeitos jurídicos criminais relevantes sendo, portanto, regulado pelo Código de Processo Penal”, afirma.  

“Prover serviços públicos de qualidade é missão do estado e não deve promover atalhos sob a pretensa justificativa de resolução emergencial para um fato que ocorre há anos, além de pretender mantê-los indefinidamente sem qualquer previsão de resolução definitiva e legal para o problema” completa o Sinpof, lembrando que a Lei Estadual n. 4.135, de 15 de dezembro de 2011, dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público. 

Entretanto, tal processo seletivo só é possível para reposição de pessoal técnico-operacional em substituição a servidores efetivos demitidos, exonerados, grevistas ou aposentados até a realização de concurso público. “Dois pontos devem ser esclarecidos: não se trata de substituição de servidores e sim contratação por falta de servidores, uma vez que o efetivo dos Peritos Oficiais é de aproximadamente 1/3 daquele considerado ideal para o correto funcionamento da Coordenadoria-Geral de Perícias. Segundo e não menos importante, não há previsão de realização de concurso para sanar de forma definitiva o problema”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
MS tem um dos maiores percentuais de diabéticos no país

Com investimento de 142 milhões, Brasil voltará a fabricar insulina 100% nacional

Mulher é presa tentando despachar gerador com 90 quilos de drogas para o RJ

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Medida Provisória de Lula visa reduzir impacto de alta na conta de luz

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

Edu Guedes recebe alta médica e Ana Hickmann comemora: “De volta em casa”

Últimas Notícias

Política

Alckmin vai liderar grupo com empresários contra tarifa de Trump

Setores como agronegócio e indústria serão ouvidos; medida entra em vigor em agosto

Polícia

Motociclista sofre traumatismo craniano ao bater em saveiro na cidade de Três Lagoas

Ele foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Auxiliadora

Polícia

Colisão entre motocicletas deixa idoso gravemente ferido em Dourados

A batida aconteceu em um cruzamento da região central da cidade

Polícia

Adolescente de 14 anos agride primo com porrete cravejado de pregos em Bataguassu

O vazamento da água de um imóvel teria sido o estopim do desentendimento entre os primos