A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (22), em , casal suspeito de aplicar golpes em idosos da região. De acordo com investigações feitas pela delegacia da cidade vizinha de Itaquiraí, Gegerson Marcilon Marques, de 34 anos, e Adriana da Silva, ofereciam serviços de assessoria financeira a idosos e usavam os dados deles para adquirir empréstimos ou financiamentos. O prejuízo chega aos R$ 500 mil, mas  defesa nega tais acusações.

Segundo a polícia, desde o dia 30 de abril têm sido registrados boletins de ocorrências de pessoas aposentadas e pensionistas do INSS, que alegavam terem sido enganadas pelos proprietários da empresa Brasil Cred.

De acordo com as vítimas, o casal as procurava e oferecia meios de obter a restituição de juros abusivos que elas tinham pagado em contratos de empréstimos anteriores.  Pelo suposto serviço, cobravam a importância de 40% de comissão.

Crentes de que seriam beneficiadas, as pessoas, em sua maioria idosas, forneciam os dados bancários e documentos pessoais. De posse desses documentos, o casal fazia um novo empréstimo em nome da vítima e, posteriormente, comunicava à mesma que o banco havia restituído o valor referente aos juros que tinha cobrado abusivamente na contratação anterior e que o dinheiro já estava depositado em sua conta.

A vítima, então, seguia até o banco sacava o dinheiro e repassa os 40% para os estelionatários. Posteriormente, descobriram novo desconto em seu benefício previdenciário e, somente nesse momento, descobriam que tinham sido alvos de um golpe.

Em alguns dos casos constatou-se que os autores fizeram o refinanciamento de um empréstimo já existente. Diante da suspeita de , a Polícia Civil representou pela busca e apreensão no estabelecimento comercial e na residência dos suspeitos, bem como representou pela prisão preventiva dos mesmos.

Com os mandados em mãos, na data de ontem (21), policiais civis de Itaquiraí realizaram buscas na empresa e na residência dos autores, ocasião em que constataram que os mesmos tinham deixado a cidade.

No escritório do casal foi encontrada uma adolescente que, em tese, estaria unida a eles para a prática das fraudes, a qual compareceu na Delegacia e prestou os devidos esclarecimentos.

Durante as buscas, obteve-se a informação de que o casal estaria se escondendo na casa de parentes, na cidade de . Desta forma, nesta quarta-feira, foram realizadas novas buscas e o casal foi encontrado trafegando pelas ruas.

O que diz a defesa

O advogado Julio Cesar Sanches Nunes, que faz a defesa do casal, alegou que neste momento analisa com cuidado o teor dos inquéritos policiais para elaborar as teses, no entanto, adiantou que marido e mulher negam estelionato. Ao que tudo indica, os crimes ocorreram em casos em que o casal pediu apoio a um advogado do Paraná, que terá seus dados enviados à polícia. “Ela [Adriana] disse que se houve alguma irregularidade, vai fazer o possível para restituir as vítimas”, disse.