Cinco cidades de Mato Grosso do Sul foram alvos da Operação Mudra, deflagrada pelo (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) na manhã desta segunda-feira (23). Entres as cidades estão , , Terenos, Nova Andradina, Caarapó e Porecatu, que fica no .

Foram cumpridos 24 mandados, sendo seis de prisão e 18 de busca e apreensão. A operação foi deflagrada depois de investigações em que foram descobertas ordens enviadas de integrantes da PCC (Primeiro Comando da Capital) de dentro dos presídios para criminosos em liberdade.

Durante as investigações foi apurado que a organização criminosa desenvolvia ações voltadas para o tráfico de drogas, no fortalecimento da facção e no autofinanciamento por meio da prática de roubos e outros crimes.

Ainda segundo informações do Gaeco, foram comprovados julgamentos do ‘Tribunal do Crime’ pelos integrantes da facção criminosa. Não há informações de prisões na Capital.

Prisão

Em Nova Andradina, um empresário conhecido como ‘Gago’ foi preso durante a deflagração da operação. Foram feitas buscas e apreensões em seus imóveis. Ademir Naide, de 46 anos, foi levado para a delegacia da cidade para prestar esclarecimentos. Os nomes de outros alvos da operação não foram divulgados.

De acordo com informações do site Jornal da Nova, foram cumpridos mandados em três bairros da cidade, além da região central e de uma conveniência.

Nome da operação

O nome da operação se dá pelos gestos simbólicos usados pelos integrantes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Mudras são gestos feitos com as mãos, usados na yoga, budismo e dança indiana.