Presídio Federal de Campo Grande recebe líderes de facções

Depen transferiu 27 presos para três presídios

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Depen transferiu 27 presos para três presídios

Na madrugada desta sexta-feira (28) a Operação Pulso Firme transferiu 27 presos do Rio Grande do Sul para o Sistema Penitenciário Federal (SPF). Parte dos apenados desembarcou em Campo Grande de uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira).

Objetivo da medida é desarticular facções criminosas e o tráfico de drogas no sistema prisional gaúcho. O Depen (Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública) transferiu os presos do Presídio Central de Porto Alegre e Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas para os presídios federais de Mossoró (RN), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO) -, em avião da FAB.

Os apenados são líderes de várias facções e comandavam o tráfico de drogas, ordenavam execuções, roubos a bancos e arquitetavam crimes de dentro dos presídios.

Presídio Federal de Campo Grande recebe líderes de facções

Sob gestão do Depen, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública, as penitenciárias federais foram criadas a partir de 2006 para isolar líderes de facções e presos de alta periculosidade que possam comprometer a ordem e a segurança em seus estados de origem. 

Conteúdos relacionados