VÍDEO: assaltantes são presos após queda de moto em perseguição

Prisões foram feitas por equipe da PM de Dourados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Prisões foram feitas por equipe da PM de Dourados

Policiais do Getam (Grupo Especializado Tático Motorizado) do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar) divulgaram na tarde desta quarta-feira (7) um vídeo que mostra a implacável perseguição a dois assaltantes na noite de segunda-feira (5) em Dourados, município distante 228 quilômetros de Campo Grande. Foragidos da Justiça, Juliano dos Santos Ramirez, de 23 anos, e Douglas Ananias da Silva, de 20 anos, são acusados de promover um “arrastão” na cidade, com roubo de corrente de ouro, celular e motos.

Na gravação divulgada pelas redes sociais do Getam, é possível ver quando os militares tentam abordar os suspeitos. Três roubos haviam sido comunicados à polícia e os assaltantes decidiram fugir numa moto Honda Fan preta, que haviam tomado de um jovem que chegava em casa. O acompanhamento tático (termo técnico para designar uma popular perseguição) começa nas imediações do Jardim Universitário, passa pelo Ecoville e só termina na região da Vila Rosa, próximo ao Ginásio de Esportes, quando a dupla fugitiva sofre uma queda.

“Resultado da ocorrência: dois foragidos do sistema penal recapturados e autuados em flagrante pela prática de três roubos; duas motocicletas recuperadas, além de dinheiro, cheque e cartões de crédito recuperados; nenhum policial ou terceiro ferido”, comemoraram os militares na publicação. “Nesse vídeo fica bem claro (para aqueles que ainda têm dúvida) como esses bandidos não se importam com a vida, nem com a deles, e muito menos com a de terceiros”.

Antes de celebrar o êxito, porém, os policiais do Getam precisaram protagonizaram uma arriscada ocorrência. Na fuga, os suspeitos trafegaram em alta velocidade pela contramão, desrespeitaram o sinal vermelho e chegaram a transitar pela área restrita aos ônibus no Terminal do Transbordo. Num cruzamento, a dupla fugitiva escapa por pouco de ser atropelada por um carro. Em pelo menos três momentos, o policial que está com a câmera acoplada ao colete chega a sacar sua pistola, mas não dispara.

“Desculpem os palavrões, mas há situações em que a gentileza não é prioridade”, pontuaram os militares na legenda do vídeo.

 

 

Somente nas proximidades do Ginásio Municipal Ulisses Guimarães, na Vila Rosa, os dois assaltantes foram capturados, após sofrerem queda em um cruzamento. Ainda tentaram fugir a pé, segundo a polícia, mas os outros dois motociclistas do Getam que faziam o acompanhamento tático interceptaram; morador no Jardim Ouro Verde, Juliano dos Santos Ramirez, e Douglas Ananias da Silva, residente na Vila Aracy, foram capturados.

OCORRÊNCIAS FILMADAS

Essa não é a primeira vez que uma ocorrência do Getam tem divulgação em vídeo. O Grupo mantém uma ativa página das redes sociais. Em junho deste ano, uma equipe ganhou fama ao ajudar a salvar a vida de uma criança que era transportada pelos pais em busca de socorro. Quando abordaram a caminhonete em alta velocidade, viram a real situação e escoltaram o veículo rapidamente até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

A utilização de uma câmera por policiais do Getam é um meio de segurança, conforme alegam. Com as imagens, conseguem comprovar o que vivenciam nas ocorrências e evitar acusações falsas como a de uma mulher que queixou-se de abuso de autoridade durante a prisão de seu filho; na ocasião, os militares não registraram a ação em vídeo e o caso foi parar na Justiça, mas por fim gerou indenização aos policiais caluniados.

Conteúdos relacionados