Secretário ministra aula do curso de formação de sargentos da Polícia Militar

Formação de 82 novos sargentos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Formação de 82 novos sargentos

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, ministrou nesta segunda-feira (4), a aula inaugural do Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (CFS). O evento aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced).

O município, onde fica localizado o 3º Batalhão da PM, será o polo de Ensino Regional responsável pela formação 82 novos sargentos. Os militares são cabos que atendem aos requisitos exigidos pela corporação, e participam do curso como alunos-sargentos. A realização de cursos de formação de policiais militares, em Dourados, reforça as ações de policiamento ostensivo e preventivo no município.

Durante a aula inaugural, o secretário José Carlos Barbosa falou do desafio que é gerenciar essa pasta considerada uma das mais importantes do governo, por agregar toda a estrutura de segurança pública do Estado. “Para mim é uma imensa satisfação fazer parte desta equipe, afinal a minha trajetória é composta de grandes desafios. Há mais ou menos oito anos, eu fui convidado para gerenciar a Empresa de Saneamento do Estado, sem conhecer nada de uma estação de tratamento de esgoto e estação de tratamento de água, juntamente com a equipe de funcionários conseguimos transformar a empresa, que passou a ser referência nacional”, relatou.

O secretário também destacou a importância do trabalho da Polícia Militar, que muita das vezes é incompreendido e apesar de todas as dificuldades possui um material humano extraordinário. “O papel do policial apesar de muitos pensarem que é apenas enfrentamento da violência, é acima de tudo em defesa da vida. Quem escolhe o caminho da farda, não escolhe apenas um trabalho ou emprego. Ninguém consegue ser policial 10, 20, 30 anos, enxergando na farda uma profissão. Quem escolhe esse caminho faz por amor e defesa da vida”, enfatizou Barbosa.

Para o dirigente da pasta de segurança pública, o ato do governador Reinaldo Azambuja de disponibilizar 300 vagas para o Curso de Formação de Sargentos, resgata a autoestima da corporação. “Vamos continuar dialogando com o governador para que mais policiais tenham a oportunidade de serem promovidos”, finalizou o secretário.

O evento contou com a participação do comandante do 3º Batalhão da PM, tenente-coronel Carlos da Silva, comandante de Policiamento de Área de Fronteira, coronel Aroldo Luiz Estevão e a presidente da Aced, Elizabeth Rocha Salomão.

Conteúdos relacionados