630 quilos de cocaína oriundas do Paraguai

A 2ª Vara Federal de Ponta Porã, cidade a 338 quilômetros de Campo Grande, condenou 15 pessoas por transporte e armazenamento de 630 quilos de cocaína oriundas do Paraguai. Os traficantes foram presos pela Polícia Federal , Polícia Militar, policiais do Departamento de Operações de Fronteira  e policiais militares integrantes da Força Nacional. A atuação ocorreu em postos fiscais e em rodovias estaduais e federais na região de Ponta Porã.

De acordo com a Justiça, a droga teria MS, Goiás, Minas Gerais e São Paulo como destino. As sentenças foram dadas pelo juiz federal Diogo Oliveira em oito ações criminais distintas, entre janeiro e maio de 2016.

As apreensões foram feitas em bagageiros de ônibus, interior de carros de passeio e em um caminhão-carreta. Em alguns casos, também foram apreendida grande quantidade de maconha.

“Em virtude da grande quantidade de drogas e da sua espécie, cocaína, de altíssimo custo de obtenção, do volume de investimento da empreitada delitiva, não há dúvidas de que os acusados integram organização criminosa. O aprisionamento dos agentes é medida que se impõe para se assegurar a garantia da ordem pública”, disse o juiz.

Dezoito milhões de reais

Um dos traficantes foi condenado a 15 anos e dois meses de prisão, em regime fechado, pelo tráfico internacional de drogas.  O acusado foi preso em fiscalização de rotina da Polícia Federal no dia 13 de março de 2016, na rodovia BR 463, Km 68, em Ponta Porã.

Ele transportava 506,3 quilos de pasta base de cocaína, importada do Paraguai, com destino a São Paulo (SP). A droga estava escondida no assoalho do caminhão dirigido pelo acusado e só foi encontrada após o veículo ser submetido ao scanner da Receita Federal. Segundo o magistrado, a droga apreendida, poderia ser vendida e gerar um lucro superior a R$ 18 milhões a uma organização criminosa envolvida com o tráfico da droga.