Promotores são investigados pelo CNMP por suposta omissão em casos de tortura de presos
Ação foi instaurada sexta
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ação foi instaurada sexta
O CNMP (Comissão do Sistema Prisional do Conselho Nacional do Ministério Público) começou investigar nesta sexta-feira (4), após um procedimento, eventuais omissões do Ministério Público, em casos de tortura que estariam acontecendo contra detentos dentro de prisões. A investigação é uma resposta às denúncias apresentadas pela Pastoral Carcerária, da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), em relatório apresentado em 20 de outubro.
O estudo apresentado engloba 16 estados e o Distrito Federal, e elenca casos desde 2005. Destaca ainda que as vítimas só foram ouvidas pelo MP meses após sofrerem a violência. Segundo informações da Agência Brasil, o resultado é que em apenas seis ocorrências (11% do total) os promotores ouviram as pessoas torturadas. “Em geral, a instrução dos procedimentos internos do MP se mostrou deficiente, com a falta de oitiva de testemunhas-chave, ausência de exames periciais e não requisição de documentos essenciais, como listagem de presos e servidores plantonistas, prontuário médico da vítima e filmagens de segurança”, destaca o texto.
Segundo o relatório da Pastoral, promotores arquivaram investigações apenas com base em informações prestadas pela Corregedoria de Polícia ou a Administração Penitenciária. “Apesar de a via penal não ser o meio mais adequado para enfrentamento da tortura, o fato de nenhuma ação do tipo ter sido sequer proposta pelo Ministério Público nos casos analisados, mesmo quando identificados claros indícios de autoria e materialidade, é um sério indicativo de que a instituição age com rigor seletivo, especialmente quando o acusado é um agente público e a vítima uma pessoa encarcerada”, ressaltou o relatório.
O CNMP informou que o órgão fiscaliza a ação do MP no sistema prisional e que tem atuado para conscientizar os promotores para que promovam ações no sentido de combater a violência e tortura praticada nos presídios.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
VÍDEO: Motorista perde controle e bate em poste no cruzamento da Avenida Capital
Frontal do veículo ficou destruída
Campo Grande amanhece chuvosa e MS permanece em alerta de tempestade
Previsão indica chuva intensa com vento e raios
De desmatamento a improbidade administrativa, MPMS arquiva 42 inquéritos civis
Interessados terão dez dias para juntar documentos aos autos
Seca que atingiu MS em 2024 invadiu 59% do território brasileiro e é a maior da história
Segundo o Cemaden, a seca severa que afeta o Pantanal começou em 2019 e persiste até hoje
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.