Mais de 700 presos serão beneficiados com ‘saidão’ para festas de fim de ano

Em Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em Campo Grande

Presos que cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto serão beneficiados com o ‘saidão’ de Natal e Ano Novo. Em Campo Grande, mais de 700 detentos, que rotineiramente já saem para trabalhar, sairão metade em cada feriado.

Segundo o diretor da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Ailton Stropa, serão 756 presos com o benefício. Metade deve sair entre os dias 24 e 26 de dezembro e a outra metade entre 31 de dezembro e 2 de janeiro.

Stropa reforçou a informação de que os presos do regime fechado não têm o benefício concedido. A Polícia Militar é informada do endereço de todos os presos que saem e tem autorização para ir até a residência dos detentos, confirmar se permanecem nas casas.

A saída temporária, o ‘saidão’, é um benefício concedido pela Justiça aos presos que cumprirem requisitos como: comportamento adequado; cumprimento mínimo de 1/6 da pena, se réu primário, e 1/4 se reincidente; compatibilidade do benefício com os objetivos da pena; entre outros. Os detentos costumam ter liberação em feriados como Páscoa, Dia das Mães e Natal.

Atenção redobrada

No WhatsApp circulam várias mensagens que alertam sobre o ‘saidão’ de Natal e a atenção que a população deve ter. Ao  Jornal Midiamax, o delegado Reginaldo Salomão da Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) disse que deve sim haver um cuidado redobrado neste período. “A população tem que entender que este é um grupo de pessoas experientes no crime, que pode oferecer maior risco”, afirmou.

Conteúdos relacionados