Igrejas são furtadas e imagem de Nossa Senhora Aparecida é levada

Duas paróquias da Capital foram alvo de furtos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Duas paróquias da Capital foram alvo de furtos

(imagem: reprodução)

 

A imagem de Nossa Senhora Aparecida – padroeira do Brasil, na fé Católica -, foi levada da Igreja Católica São Leopoldo Mandic – localizada no bairro Maria Aparecida Pedrossian -, na madrugada deste sábado (31). É o que denuncia um leitor ao jornal Midiamax. Ele, que preferiu não ser identificado, integra a Paróquia e é diretor da Amape (Associação de Moradores da Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian). De acordo com o leitor, a imagem mede cerca de 38 cm e é feita à base de resina.

O que o diretor também relata é a falta de segurança do bairro. Conforme explica, há mais de um ano a comunidade do Maria Aparecida Pedrossian aguarda a inauguração de um Batalhã da Polícia Militar.  Ele acredita que o furto foi motivado pelo vício em drogas. “Aqui tinha uma antiga creche e o Governo do estado gostou, e a associação  emprestou  terreno  para fazer o Batalhão”, relata ele.

A Igreja São Leopoldo Mandic foi fundada em 1999. A Paróquia, abrange, Além do Conjunto Maria Aparecida Pedrossian, os bairros Tirdentes, I, II e III; Novo TiradenteS; Jardim Flamboyant; Jardim Itatiaia; Jardim Vitória; Jardim Samambaia; Vila São Bernardo; Vila Zoé; Bairro do Desbarrancado; Bairro Regina; Panorama; Vivendas do Parque; Loteamento Cristo Redentor; Residencial Anhembi; Conjunto Habitacional Dalva de Oliveira I e II; Arnaldo Estevão de Figueiredo I e II; Porto Belo; Estrela Park; Núcleo Tiradentes e Residencial Oiti.

 

 

 

 

Outra igreja foi furtada –  No bairro Jardim Nhaha, outra Paróquia foi alvo de furto. O caso foi registrado na Depac (Departamento de atendimento comunitário) Piratininga. O vice-coordenador da Capela Comunidade Santa Luzia, Rosalvino Nunes da Mota, 61,  relata que, por volta das 9h deste sábado, notou que o alarme do local disparou. Ele teria percebido que um homem entrou na Igreja, acessando o local por uma janela no fundo da estrutura. Da Igreja, subtraiu um notebook, um ventilador e alimentos.

 

História

 

Nossa Senhora da Conceição Aparecida é chamada no Brasilm, popularmente, de Nossa Senhora Aparecida. Um dos principais ícones da fé católica, a imagem mais famosa da Santa está, atualmente, alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo. No Brasil, a Santa tem uma festa popular, no dia 12 de outubro, que também é feriado nacional desde 1980, ano em que o Papa João Paulo II consagrou a Basílica.

 Igreja São Leopoldo Mandic (divulgação)A imagem é envolta pela história que marca sua fama na fé católica. Registros históricos dos padres José Alves Vilela, em 1743, e João de Morais e Aguiar, em 1757, nos livros da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá (SP), relatam a história da imagem original, encontrada no rio Paraíba, que banha a região. Ao encontrarem o ícone, em 1717, em Guaratinguetá, pescadores teriam conseguido uma grande quantidade de peixes. A pesca e o suposto milagre, comemorado pela população à época, tornou possível que a comunidade realizasse uma festa em homenagem ao conde de Assumar, Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, que passava pela região.

A paróquia da São Leopoldo não funciona neste sábado – véspera de Ano Novo -. O jornal Midiamax tentou contatar a Igreja, para saber se os responsáveis pelo local registraram boletim de ocorrência, sem sucesso. No sistema de registro da polícia civil ainda não consta boletim de ocorrência sobre o furto em questão.

 

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor entrou em contato pelo WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 9207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.