3 dos 4 policias que estavam na viatura foram presos

Três policiais militares, lotados no 1º Batalhão da Polícia Militar de , foram presos em flagrante após abordagem a um adolescente na tarde de terça-feira (19). A (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) investiga denúncia, feita pelos pais do menor, que já tem passagens pela polícia por furto, de lesão corporal. 

De acordo com o corregedor, coronel José Gomes Braga, o adolescente e testemunhas foram ouvidas, além dos três militares, acompanhados de advogados. Após os depoimentos, os três foram presos em flagrante e encaminhados ao Presídio Militar.

Segundo relatado pelo coronel, foi informado que a viatura da PM fazia rondas na tarde de terça-feira, quando abordou dois rapazes em uma motocicleta, em atitude suspeita.

Segundo relatado no processo, o passageiro, um garoto de aproximadamente 15 anos, que já tem passagens por furto, desceu do veículo enquanto o piloto da moto fugiu. De acordo com a Corregedoria, a viatura foi atrás do motociclista, não conseguiu alcançá-lo e então retornou e abordou novamente o adolescente.

Na abordagem, os policiais teriam levado o jovem até um local ermo e tentado obrigar o adolescente a revelar o paradeiro do comparsa. Em relato à corregedoria, o menor afirmou que sofreu agressões por três dos quatro militares que estavam na viatura, sendo pressionado a dizer o endereço do rapaz que pilotava a motocicleta. O garoto então passou o endereço da própria casa, foi colocado na viatura e levado ao local, uma residência no Jardim Imá, região oeste da Capital.

Segundo relatado pelo coronel Braga ao Jornal Midiamax, a informação é de que, ao chegar na frente da residência, ainda dentro da viatura, uma vizinha viu o garoto dentro do veículo e avisou os pais, além do garoto também começar a gritar pelos pais. Os policiais então teriam ido embora, momento em que o pai do adolescente pegou o carro e tentou perseguir a viatura.

Conforme informado pela família do adolescente, após perder a viatura de vista, o pai ligou para o 190, contando a situação, momento em que a Corregedoria da PMMS foi acionada e o caso reportado. Algum tempo depois, o garoto, que foi deixado nas proximidades do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), voltou para casa e foi até a Corregedoria acompanhado do pai.

“Independente de ele já ter ou não cometido crimes, neste caso ele acabou sendo vítima”, diz o corregedor. Ainda de acordo com a Corregedoria, havia indícios da agressão e o garoto informou as as características dos policiais que o teriam agredido. A partir da identificação, os militares foram chamados a prestarem depoimento e encaminhados, posteriormente, ao Presídio Militar.

Também de acordo com o coronel Braga, a princípio os policiais negaram a ação, mas acabaram presos também por conta do depoimento da vítima e de testemunhas. “Este flagrante será encaminhado ao juiz e os três foram autuados por lesão corporal, mas isso não significa, necessariamente, que o juiz vá acatar o fato”, diz Braga.

O comandante do 1º Batalhão esteve na Corregedoria nesta quarta-feira e, segundo o coronel, elogiou os policiais e lamentou os fatos. “De acordo com o comandante, os militares são excelentes policiais, mas infelizmente ultrapassaram o limite das atribuições deles ao quererem desvendar uma situação”, diz o corregedor.

O caso segue em investigação pela Corregedoria e também agora por parte do Judiciário e será apurado se houve ou não exagero por parte dos policiais.