Mais de dez alunos já foram assaltados neste ano

Cerca de cem estudantes da escola estadual José Barbosa Rodrigues fizeram um protesto em frente contra a falta de segurança causada por uma onda de assaltos na região. A escola fica localizada na Rua Elisbão Murtinho no Bairro Universitário.  Mais de dez alunos já foram assaltados neste ano principalmente no horário após a aula, de acordo com os estudantes.

Com cartazes e em coro, os alunos solicitavam mais policiamento no bairro. Ainda segundo os estudantes, o bairro é muito violento, e, após a aula que termina às 10h45, a maioria dos jovens saem da escola e descem a pé para o terminal Guaicurus que fica a aproximadamente quatro quadras, momento em que os ladrões agem.

Uma aluna de 17 anos que preferiu não se identificar, disse que em setembro do ano passado foi feito o mesmo tipo de manifestação. “A polícia começou a fazer rondas, porém o patrulhamento durou apenas um mês e os assaltos voltaram a acontecer”. Durante o protesto, os alunos também lembraram um fator local que também primordial para a ação de ladrões, que é a iluminação pública precária.

“Queremos paz, assaltos nunca mais, aula hoje é na rua queremos segurança”, constava em um cartaz. A maioria dos jovens que preferiram não dizer o nome a reportagem, também lembraram de um episódio  em que um colega chegou a ser agredido por um dos ladrões. O aluno teria sido agredido, pelo fato de não ter um celular bom, dinheiro e nenhum pertence que pudese ter sido levado pelos marginais.