Agentes foram para o RS

Os agentes do SIATO (Setor de Investigação e Apoio Tático Operacional) participaram de curso de capacitação no Rio Grande do Sul para o combate ao narcotráfico na região de fronteira. Eles passam a fazer parte de uma unidade especializada que atuará na região de fronteira com o Paraguai no comércio de drogas de pequena escala.

Eles receberam capacitação e conhecimentos para realizar trabalhos de inteligência e detectar grupos de narcotraficantes que atuam no país.

O atual secretário de segurança pública do Rio Grande do Sul, Wantuir Jacini, onde foi feito o curso, já foi secretário do Estado, de 2007 a 2014, no governo do André Puccinelli (PMDB).

O grupo SIATO começa assim novas ações contra o crime organizado na região de fronteira, onde já se encontram a unidade de combate a homicídios, roubos e furtos ao qual se juntara a nova unidade de combate ao narcotráfico.

Execução

Em junho, o empresário Jorge Rafaat Toumani foi assassinado em conflito entre traficantes brasileiros e paraguaios que disputam o controle pelo tráfico de drogas na fronteira.

O dono de uma rede de lojas Pedro Juan Caballero, cidade que faz fronteira com o Brasil, foi executado por um grupo de pessoas armadas com fuzis A 47 e Mag antiaérea e metralhadora. Os suspeitos estavam em três veículos. Uma das camionetes utilizadas por guardas de Rafaat foi roubada no Brasil em 2015.

Além de centenas de cápsulas de projéteis, no local, a polícia também encontrou armas de grosso calibre, tais como fuzis e 50, todos de posse militar, que furaram a blindagem do Jipe Hummer, do mesmo modelo utilizado pelo exército dos Estados Unidos.