VÍDEO: ‘Sem motivo algum’, diz preso que gravou confusão na Máxima

As imagens foram feitas pelos próprios internos com câmeras de celulares

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As imagens foram feitas pelos próprios internos com câmeras de celulares

“Acertaram os meninos aqui dentro do presídio, sem motivo algum”, é com essa frase que um dos presos do EPSM (Estabelecimento Penal de Segurança Máxima) explica a ação da Polícia Militar, na manhã desta sexta-feira (8). As imagens, feitas pelos próprios internos com câmeras de celulares, o que é proibido dentro das unidades, mostram o tumulto no local depois da tentativa de fuga de um dos detentos que resultou em quatro feridos.

Nas imagens divulgadas pelo site Dourados News, os presos filmam os policiais sobre a muralha e a aglomeração dos internos no pátio do presídio em uma tentativa de se protegerem dos tiros. Em um segundo vídeo, o detento grava os feridos sendo transportados para fora da Máxima.

Conforme divulgado anteriormente pelo Jornal Midiamax, a confusão começou durante o banho de sol. Um dos detentos pulou o alambrado do solário para ter acesso ao muro de estabelecimento penal, espaço chamado de ‘linha de tiro’, no jargão dos militares. O suspeito foi visto por um PM, que efetuou o primeiro disparo, como forma de advertência.

Neste momento, de acordo com o policial militar que não quis se identificar, os demais presos, que estavam no solário, começaram a atirar pedras contra o militar para auxiliar na fuga do companheiro. O alarme tocou e outros cinco policiais foram até o local e para controlar a situação, momento em que dispararam mais tiros contra os detentos.

Com o ‘tiroteio’ quatro ficaram feridos; Renato Nunes Gonçalves, Wesley Henrique dos Santos e Itamar dos Santos Pinto e Valdiney Santos de Souza, que está em estado grave. Todos eles estavam detidos no Pavilhão 2 da unidade, das alas A e B.

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) considerou o evento um ‘pequeno tumulto’ e garantiu que a rotina do local não sofreu alterações. Além disso, o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf garantiu ter determinado a apuração das circunstâncias que resultaram na tentativa de fuga.

 

Clique aqui para ver o vídeo 1

Clique aqui para ver o vídeo 2

Conteúdos relacionados