Índios entram em fazenda de ex-prefeito e três são feitos reféns

DOF resgatou as vítimas após ação dos indígenas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

DOF resgatou as vítimas após ação dos indígenas

Cerca de 40 índios invadiram a Fazenda Primavera, do ex-prefeito Dácio Queiroz Silva, e fizeram três pessoas reféns em Antônio João, a 402 quilômetros de Campo Grande. A invasão – retomada, na concepção dos indígenas – foi na madrugada deste sábado (22), por volta das 4 horas, e o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) resgatou os reféns, mas não interferiram na ocupação.

Os índios entraram na propriedade rural armados com facas, flechas e armas de fogo. O capataz e os dois adolescentes foram encontrados amarrados e teriam sido agredidos pelos índios. Eles foram liberados por volta das 5 horas depois da chegada de equipes do DOF.

De acordo com o DOF, não houve nenhum tipo de confronto e as três vítimas foram socorridas pelos policiais, bem como a mulher e a criança que conseguiram fugir na hora da invasão, localizadas por volta de 8 horas por outra equipe que estava nas proximidades.

Os moradores disseram que parte dos índios que invadiram a fazenda não são daquela região, o que transparece certa organização em trazer um grande número de indígenas, mesmo não sendo das aldeias locais, para invadirem terras naquela região.

Policiais do DOF continuam o patrulhamento na área com a finalidade de evitar quaisquer tipos de enfrentamento e resguardar a integridade física tanto de produtores quanto dos indígenas.

As vítimas foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil de Antônio João para registrarem o boletim de ocorrência da invasão e por lesão corporal.

O município já foi palco de vários conflitos entre índios e fazendeiros, principalmente no início dos anos 2000, mas os confrontos começaram bem antes. Em 1983, o líder guarani Marçal de Souza Tupã’Y foi assassinado próximo à Aldeia Campestre.

Conteúdos relacionados